Santa Maria será beneficiada com os repasses que o Ministério da Integração Nacional autorizou para municípios que foram atingidos pelo mau tempo no estado. A publicação da portaria foi feita no Diário Oficial da União desta sexta-feira (1º). A liberação, no valor de mais de R$ 1 milhão atende há dois decretos de emergência, de 2015, referentes aos danos causados pelos temporais da época.
O recurso será destinado para quatro obras específicas: a reforma do telhado do Ginásio Guarani Atlântico e a reconstrução de três pontes – a da Estrada São Sebastião, em Arroio do Só; a ponte da Cidade dos Meninos, na divisa do Bairro Camobi e do Distrito de Arroio Grande; e também a ponte Travessa dos Remadores, no Bairro Campestre do Menino Deus.
Conforme a publicação, a expectativa é que o recurso seja liberado em duas parcelas. A prefeitura espera que, até a semana que vem, seja assinada a ordem de serviço por parte do Ministério da Integração Nacional, em que deve constar quanto será liberado em cada parcela e quando o recurso chegará ao município, para que seja dado início à execução. Previsão é que as obras comecem em até 30 dias.
No caso das pontes, o processo licitatório para a escolha das empresas que realizaram a reconstrução foi realizado em agosto do ano passado. A empresa Diagrama Construções e Incorporação LTDA, de Erechim, será responsável pela execução dos serviços na ponte da Cidade dos Meninos. Já a Artebase Construtora LTDA, de Palmeira das Missões, fará o trabalho nas pontes de Arroio do Só e do bairro Campestre do Menino Deus.
Com relação à reforma do telhado do Guarani Atlântico, a microempresa vencedora da licitação, a Ataíde Teixeira Lobell – Me, de Tupanciretã, foi conhecida em abril deste ano.