Após cerca de 12 horas à deriva no Guaíba, dois homens foram resgatados com vida na manhã desta segunda-feira (25) na costa da cidade de Guaíba. Moradores de Porto Alegre, os amigos passeavam de jet-ski quando a moto aquática teria sofrido uma pane no final da tarde de domingo (24). Foram necessários lanchas do Corpo de Bombeiros e helicóptero da Polícia Civil para localizá-los.
A dupla teria partido da orla de Ipanema, na zona sul da Capital, para um passeio no jet-ski novo. O último contato com um familiar, por telefone, foi às 17h30min, quando estava próximo ao Estádio Beira-Rio. Os bombeiros foram avisados e iniciaram as buscas com lanchas por volta das 21h30min.
Piloto da aeronave, Allan Bitencourt conta que a polícia foi acionada à 1h desta segunda-feira (25). Devido à falta de visibilidade, o helicóptero levantou voo somente às 5h45min. A equipe levou cerca de 40 minutos para localizá-los.
— Estavam a uns sete, oito quilômetros do Beira-rio, bem longe, em uma área remota na margem de Guaíba, onde não tem nada em volta além de mato — conta o piloto do helicóptero.
O bom é que eles permaneceram no jet ski e mantiveram a calma, esperando resgate. Se tivessem tentado nadar, poderiam não ter sobrevivido.
Allan Bitencourt
Piloto do helicóptero
Um dos policiais desceu do helicóptero de corda, levando casacos apropriados, para saber se os homens estavam bem, já que não havia lugar perto para pousar.
— Um deles estava com muito frio, o outro estava melhor. Mas ambos muito bem e sem hipotermia — lembra Bitencourt.
As equipes de bombeiros receberam as coordenadas e foram de lancha até o local, para fazer o resgate.
Ainda segundo Bitencourt , a "sorte" dos dois amigos é que o vento soprava de leste, o que os conduziu para a margem oeste do Guaíba. Normalmente, as correntes levam as embarcações para o sul até a Lagos dos Patos.
O nome das vítimas não foi informado pelos órgãos competentes.
Veja mais fotos do resgate: