A Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha tem 260 crianças na lista de espera por vagas em creches e projeta que toda a demanda será atendida até o final de 2019. Esse prazo está estipulado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) do município com o Poder Judiciário, firmando há cerca de um ano. A inclusão deve ser progressiva: 12% neste ano, 23% no ano que vem e o restante em 2019.
Para atingir essa meta, 30 crianças de 0 a 3 anos devem ingressar em escolas privadas até o final deste ano. O município fez uma licitação para contratar novas vagas na rede privada. A secretária Elaine Giuliato explica que 14 escolas participaram da chamada pública e que a contratação ocorrerá a partir do mês de outubro, conforme a necessidade de atendimento das crianças. Esse processo licitatório tem validade de um ano. As vagas são para turno integral e custarão para a prefeitura R$ 674 mensais.
São 520 já atendidas em escolas da rede privada contratadas pela prefeitura. Outras 260 têm vagas por meio de um convênio com a Fundação Nova Vicenza. Mais 400 frequentam escolas municipais de educação infantil.
Duas escolas de educação infantil que seriam construídas com recursos federais seguem com obras paradas há mais de dois anos. A empresa que venceu a licitação para fazer os prédios em diversas cidades do país abandonou as obras. Segundo a secretária, está em negociação a possibilidade do município lançar uma nova licitação para dar sequência ao trabalho. Essas duas escolas representariam 180 novas vagas na educação infantil de Farroupilha.
O município já atende a toda a demanda para crianças de 4 e 5 anos por meio de um convênio do Governo do Estado, que sede salas de aula em escolas. A prefeitura contrata os professores e oferece os materiais necessários.
Gaúcha
Com 260 crianças na lista, Farroupilha projeta zerar espera na educação infantil em 2 anos
Para atingir essa meta, 30 crianças de 0 a 3 anos devem ingressar em escolas privadas até o final deste ano
Flavia Noal
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project