O Corpo de Bombeiros afirma que a estrutura de arquibancadas que cedeu durante o desfile de 7 de Setembro em Estância Velha, no Vale do Sinos, na manhã desta quinta-feira (7), não tinha Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndios (APPCI). Quatro pessoas tiveram ferimentos leves no incidente, que ocorreu na Rua Presidente Lucena, no centro da cidade.
Leia mais:
Arquibancada cai e deixa feridos durante desfile de 7 de Setembro em Estância Velha
Desfile cívico de 7 de Setembro reúne militares e civis em Porto Alegre
Grito dos Excluídos faz críticas a Temer, Sartori e Marchezan
Confira o que abre e fecha no feriadão de 7 de Setembro em Porto Alegre
Conforme o capitão Alexandre Sório Nunes, comandante da 2ª Companhia Especial do Corpo de Bombeiros, a corporação foi comunicada pela prefeitura de que haveria apenas um desfile em comemoração pelo Dia da Independência, sem montagem de estrutura. Neste caso, conforme a lei, o APPCI não seria necessário. A montagem das arquibancadas causou surpresa à corporação:
– A estrutura foi montada pela prefeitura e não foi vistoriada pelo Corpo de Bombeiros. Eles deveriam ter avisado sobre a montagem pelo menos cinco dias antes do evento. Ficamos sabendo hoje porque atendemos a ocorrência – explicou Nunes.
As pessoas caíram de uma altura de aproximadamente 1,8 metro, quando parte da arquibancada cedeu, por volta das 9h. O desfile seguiu normalmente.
Conforme os Bombeiros, os quatro feridos já foram liberados do hospital e foram orientados a fazer exames nos próximos dias.
Procurada, a prefeitura de Estância Velha afirma que as arquibancadas possuem laudo técnico e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documentação que está válida e regular. Contudo, a prefeitura não soube informar se a estrutura tinha ou não APPCI. Um procedimento foi aberto para verificar o que aconteceu neste caso.