O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na madrugada desta terça-feira (08) causou estragos em cidades da Região Central e na Fronteira Oeste do Estado. Em São Gabriel, os ventos chegaram a 106 Km/h.
De acordo com a Brigada Militar, a ventania começou por volta das 3h15 e durou aproximadamente 30 minutos. Houve registro de chuva e vento fortes no município. Conforme a Defesa Civil, sete casas foram atingidas e tiveram destelhamentos parciais. Não há feridos e nem famílias fora de casa.
Na BR-290, em São Gabriel, houve bloqueio por causa da queda de árvores, mas o trecho já foi liberado. Em outras cidades da região, choveu, mas não há relatos de danos significativos.
A BR-392, entre Santa Maria e São Sepé, também foi liberada. Duas árvores caíram na pista durante a madrugada, mas foram recolhidas e o trânsito foi normalizado, conforme a Polícia Rodoviária Federal. Uma das árvores que estavam caídas causou um acidente sem gravidade. Um carro com placas de Agudo bateu nos galhos caídos na pista. A motorista não teve ferimentos.
Em Rosário do Sul houve três quedas de árvores na via pública, no centro da cidade. Teve também falta de luz por volta das 3h, mas a energia já foi restabelecida no município. De acordo com os bombeiros, também ficaram sem energia elétrica Caçapava do Sul, Restinga Seca e Nova Palma. Em São Sepé ainda há falta de energia em boa parte da cidade.
Em Santa Maria, o vento foi de 63 Km/h por volta das 5h. No município também houve quedas de árvores, destelhamentos e falta de luz.
O Rio Grande do Sul tem 118 mil pontos sem energia elétrica em consequência do vento forte da madrugada. A área mais afetada é da RGE SUL, que tem 100 mil clientes sem luz. Desses, 33 mil, conforme a concessionária, estão sem energia devido a danos na região de Santa Maria e São Gabriel.