O final de semana de encerramento da Festa Nacional do Kiwi (Fenakiwi), em Farroupilha, registrou o maior público da última edição do evento. Entre a sexta-feira e este domingo, foram mais de 35 mil visitantes. Desde o início da Fenakiwi 2017, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Parque Cinqüentenário. Os números oficiais serão divulgados na tarde desta segunda-feira (07).
Conforme o secretário do Turismo de Farroupilha, Francis Casali, a avaliação da última edição da Fenakiwi é positiva. Ele cita como destaques tanto o público participante quanto a variedade de produtos levados pelos expositores.
A partir do ano que vem, a Fenakiwi dá espaço para um novo evento. O fim da festa que foi símbolo de Farroupilha, entre 1991 e 2017, ocorre em meio à redução das plantações da fruta por causa de um fungo. A prefeitura também decidiu mudar o enfoque do principal evento do município para evidenciar a diversificação da economia local. A uva moscato deve ganhar notoriedade, já que Farroupilha é a maior produtora nacional da variedade.
A administração municipal vai constituir um comitê interno para trabalhar o assunto a partir desta semana. Inicialmente, será formado por servidores municipais. Mas, conforme Casali, a ideia é chamar líderes da comunidade para discutir a festa que deve ter a primeira edição em 2018.