Um balanço feito pela prefeitura de Santa Maria mostrou que no período de janeiro a julho deste ano, foram registradas 153 autuações referentes ao transporte coletivo, aos táxis e ao transporte escolar no município.
O serviço de táxi teve o maior número de autuações, foram 106. Entre os problemas encontrados estão trafegar sem a Carteira de Licença Individual, o não cumprimento do uso de escala e máquina de cartão de crédito, utilização de motorista não cadastrado junto à prefeitura, selo de vistoria vencido e desacato aos fiscais.
Já no transporte coletivo foram 41 autuações. Entre as principais irregularidades estão o não cumprimento do horário inicial da linha, veículo sem destaque central com nome da linha e mau estado de conservação.
O transporte escolar apresentou o menor número de autuações. Foram seis, por problemas como trafegar sem a Carteira de Licença Individual e sem o selo. A relação de veículos do transporte escolar que estão em situação regular junto ao município pode ser consultada, mensalmente, no site da prefeitura.
Conforme o executivo, os agentes da fiscalização de transportes fazem o acompanhamento dos roteiros realizados pelas linhas de ônibus, observando uma série de critérios como cumprimento de horários, estado de conservação dos veículos e identificação das linhas.Da mesma forma, os pontos de táxis também são fiscalizados e os veículos são avaliados quanto ao cumprimento da legislação municipal.
A Secretaria de Mobilidade Urbana recebe denúncias de irregularidades no transporte público pelo telefone (55) 3921-7271.