A prefeitura de São Gabriel abriu processo de contratação emergencial temporária, por meio de chamamento público, de um novo sistema de transporte coletivo urbano e rural para o município. O objetivo é regularizar o serviço e oferecer mais qualidade e segurança para os usuários. O contrato terá duração de 180 dias.
De acordo com o prefeito, Rossano Gonçalves, uma comissão foi criada para análise do transporte na cidade. Ao longo dos últimos meses, a prefeitura fez um diagnóstico da situação estrutural do serviço. Foi constatado que o contrato de concessão do transporte coletivo estava vencido e algumas exigências previstas não estavam sendo cumpridas:
“A frota estava toda vencida. O contrato antigo previa no máximo sete anos de uso e verificamos, com o trabalho feito por essa comissão, que tinha ônibus no centro da cidade, com 18 e 20 anos de uso, e no interior do município com até 30 anos, sem as mínimas condições de segurança.”
Atualmente duas empresas fazem o transporte coletivo na área urbana do município e oito na rural. Nesse contrato emergencial, as exigências feitas para as empresas que irão prestar o serviço são: acessibilidade e ar condicionado em todos os em todos os ônibus do transporte coletivo urbano e ônibus com no máximo sete anos de uso nas linhas do interior. A previsão é que esse processo de contratação seja concluído até 22 de agosto.
No período de 180 dias, a prefeitura quer elaborar um plano de mobilidade urbana e fazer a licitação para a contratação definitiva de empresas para realizar o serviço, por até 20 anos, com outras exigências e mais adequações.