A próxima sexta-feira (1º) e o sábado (2), serão de discussão em torno do memorial em homenagem às vítimas da tragédia na Boate Kiss. Serão realizados dois seminários para discutir como deve ser e o que deve constar no memorial que será construído no prédio onde funcionava a Boate.
No primeiro seminário, que será na sexta, às 18h, no auditório do Centro Universitário Franciscano, o público em geral poderá participar. Na data, serão apresentados os conceitos de memoriais. O evento terá transmissão ao vivo pela internet. Conforme o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Rafael Pavan dos Passos, no sábado, o encontro é restrito aos organizadores, para definição das necessidades do projeto:
“Em grupos menores a gente vai poder trabalhar as diretrizes do projeto, o que a gente chama de programa de necessidades, ou seja, quais são os usos que os pais vão definir, de que forma serão lembradas as vítimas e todo o processo que levou a tragédia.”
A vaquinha online para construção do memorial segue até o dia 2 de outubro. Pessoas físicas ou jurídicas podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo no site juntos.com.vc/memorialkiss. O valor mínimo de doação para pessoas físicas é de R$ 5 e para empresas o é de R$ 1 mil.
A meta ideal, estipulada pelos organizadores, é de R$ 500 mil.O valor arrecadado será usado no concurso público - para escolher o projeto do memorial - e também no desenvolvimento dos projetos de arquitetura, paisagismo, estrutura e instalações. A construção do memorial em si, será custeada com verbas que serão definidas em outro momento.
Ainda conforme o presidente o IAB-RS, agora, na campanha de arrecadação, os organizadores estão focando também na parceria com empresas de grande porte para uma arrecadação maior de valores, fornecendo, por exemplo, publicidade como uma das recompensas:
“Isso demanda uma outra estratégia de direcionamento, e agora a gente está começando a implantar, entrando em contato com as entidades empresariais, buscando chegar nesse outro público alvo. Temos um outro caráter para apoiadores de recompensa, que está muito mais no sentido de contrapartida de patrocinadores, envolvendo a divulgação da marca.”