Uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, começou neste sábado (26) e segue até 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Região Central está representada na área da agropecuária e também da educação.
A Cabanha Santo Izidro, de Dilermando de Aguiar, nesse ano leva dez bovinos de corte da raça Charolês para a competição. A Santo Izidro participa desde a primeira edição do evento e há nove anos é vencedora como cabanha do ano da raça Charolês.
Na Prova do Freio de Ouro, promovida pela Associação dos Criadores de Cavalos Crioulos, a Cabanha Niazzi de São Gabriel, tem um cavalo disputando, a Cabanha Araiuba, de Itaara, uma égua e a Corte de Limia & Caravaggio, de Santa Maria, tem também uma égua nesta competição.
A área da educação da região também está representada na feira . Os projetos desenvolvidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Paim de Oliveira, no Distrito de São Valentim em Santa Maria, foram reconhecidos como práticas exitosas desenvolvidas nas escolas de campo. Por isso, os professores da instituição foram convidados a expor estes trabalhos na Expointer.
Deste sábado (26) até terça-feira (29), três professoras representarão a escola, que foi indicada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pela Emater como referência em projetos no meio rural. Somente dez escolas de todo o estado estão expondo seus trabalhos na Mostra de Práticas Exitosas nas Escolas de Campo na Expointer, e a Escola José Paim de Oliveira é a única da Região Central.
Estão previstas também, durante o evento, diferentes atrações como leilões, feira da agricultura familiar, artesanato e apresentações artísticas.