Além de estipular em R$ 7,48 o valor máximo da tarifa-base a ser cobrada em quatro rodovias federais do Estado (as BRs 290, 101, 386 e 448), a reunião do grupo de trabalho que discute o projeto de concessões, realizada nesta quinta-feira em Brasília, também bateu o martelo sobre os trechos que serão concedidos e as localizações exatas das praças de pedágio (veja no mapa abaixo).
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Dentre as principais dúvidas que ainda persistiam estava se a concessão da BR-386 iria até Carazinho ou se avançaria até Sarandi. Estudo técnico de viabilidade apontou que não valia à pena estender a duplicação nesses 45 quilômetros. Embora haja grande fluxo de caminhões, o volume de outros veículos que pagariam pedágio não compensaria o investimento da obra, o que acarretaria em aumento da tarifa para todas as praças.
A divulgação oficial de todos os detalhes do edital _ com todas as obras e o prazo que cada uma deve ter – está prevista para a próxima semana (veja o cronograma completo abaixo).
No cronograma ideal previsto pelo governo federal, a licitação seria lançada até o final deste ano e a empresa vencedora seria conhecida em junho de 2018. Com isso, a concessionária poderia assumir a freeway a tempo de vencer o contrato com a Triunfo Concepa – que foi renovado de forma emergencial em junho deste ano com prazo-limite de um ano.
CRONOGRAMA DO PACOTE
Os próximos passos, considerando os prazos "ideais" projetados pelo governo é o seguinte:
Agosto de 2017: aprovação e divulgação do edital
Setembro de 2017: envio do projeto para o TCU Setembro de 2017: apresentação do novo edital para as regiões gaúchas
Novembro de 2017: aprovação do projeto pelo TCU
Dezembro de 2017: publicação do edital
Março de 2018: realização do leilão
Junho de 2018: assinatura do contrato com a empresa vencedora
Julho de 2018: empresa vencedora assume os trechos e pedágios