Levantamento mapeia onde e quantos são os servidores da prefeitura de Santa Maria que trabalham em demandas onde há necessidade de uso dos chamados EPI's, os equipamentos de proteção individual. Essa situação é acompanhada pela prefeitura de Santa Maria e também pelo Sindicato dos Municipários de Santa Maria.
O presidente do sindicato, Renato Costa, aponta que há servidores da prefeitura trabalhando sem os equipamentos de segurança. Ainda, segundo ele, os casos com maior incidência se dão nas secretarias de Meio Ambiente; Infraestrutura e Serviços Públicos; Educação; Mobilidade Urbana.
No entendimento de Renato Costa, atualmente não há um acompanhamento satisfatório desse tipo de demanda pelo poder público.
Do lado da prefeitura, a Secretaria de Gestão e Modernização Administrativa informou à reportagem que há um levantamento em curso, desde janeiro de 2016, em que estão sendo mapeados os riscos aos servidores – sejam eles, físicos, químicos e biológicos – dentro da prefeitura.
Até o momento, ainda segundo a prefeitura, já há um cenário diagnosticado da Secretaria de Saúde e, outro, parcialmente, da Secretaria de Educação. Contudo, o poder público admite que conta com limitação de pessoal, já que são apenas duas servidoras responsáveis pelo mapeamento.
Após o levantamento concluído, onde há esse tipo de demanda de falta de EPI, o documento é entregue à pasta – em que houve constatação do problema – e, depois, é aberta licitação para resolver os problemas diagnosticados.