Mantém-se a tendência de envelhecimento da população do Rio Grande do Sul. O número de pessoas com 60 anos ou mais atinge 1,8 milhão. Representam 16% da população total. O levantamento é da Fundação de Economia e Estatística.
A pesquisa mostra ainda que as mulheres são a maioria absoluta entre os idosos. Para cada 100 mulheres de 60 anos ou mais, há apenas 76,3 homens. Entre as pessoas de 80 anos ou mais, a proporção é ainda maior: 50,66. Já na população total, há uma relação de 94,8 homens para cada 100 mulheres.
Segundo o Núcleo de Demografia e Previdência da FEE, os pequenos municípios dos Coredes Vale do Taquari, Serra, Fronteira Noroeste e Norte concentram os maiores percentuais de idosos no Rio Grande do Sul.
- O destaque é Coqueiro Baixo, no Vale do Taquari, que ocupa a primeira posição com 37,45% da população com 60 anos ou mais. São pequenos municípios que sofreram uma elevada emigração de jovens nas últimas décadas, impactando em um elevado percentual de idosos, pois esses permanecem nessas pequenas cidades por serem menos propensos a migrar. - explica o coordenador do grupo de pesquisadores, Pedro Zuanazzi.
Leia mais
IBGE aponta que 1.378 municípios apresentam redução de população
Brasil tem 207,6 milhões de habitantes, diz IBGE
Envelhecimento reduzirá população da América Latina em 2060
A FEE destaca também a queda no número de nascimentos no Rio Grande do Sul em 2016. Foi o primeiro recuo desde 2010.
O Rio Grande do Sul tem um percentual de crianças com até 9 anos de 12,35%. Redentora é o município com o maior número: 16,98%. Chama a atenção, no entanto, que municípios mais populosos, como Alvorada e Canoas, também tenham com altos índices de crianças.
- Os municípios da Região Metropolitana possuem um percentual elevado de crianças, tanto porque possuem maiores taxas de natalidade do que Porto Alegre, quanto porque recebem população por migração da capital, realizada principalmente por jovens em idade de ter filhos - acrescenta Zuanazzi.
Crescimento populacional
Considerando o período de 2010 a 2016, Caxias do Sul é o município que mais ganhou população em valores absolutos. Foram 26.777 pessoas.
Já Uruguaiana teve a maior perda absoluta. São 3.696 habitantes a menos. Há uma tendência de deslocamento da população do oeste para o leste do estado, em busca de oportunidade de emprego, principalmente.
Considerando percentuais, o Litoral Norte concentra o maior aumento. A população cresceu 9,38%.
Siga Giane Guerra no Facebook.