A Marina Itajaí foi o cenário escolhido para o pré-lançamento da campanha "O Sul é Meu Destino" pelo ministro do Turismo, Marx Beltrão. Em um evento concorrido no meio político – inclusive com a presença do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), representando o governo do Estado – o ministro deu o start para um programa que já vem ocorrendo em outras regiões do país, como estratégia de divulgação dos destinos brasileiros para o mercado nacional.
Uma pesquisa do Ministério apontou que 14% dos brasileiros que têm condições de viajar nos próximos seis meses escolheram a região Sul. O ministro diz que a intenção do programa é elevar esse número a 25%.
A prioridade de divulgação dos atrativos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul será para o público de Recife (PE), Salvador (BA), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro e São Paulo. As peças publicitárias começam a ser veiculadas nesta sexta-feira, e seguem até 23 de setembro.
Beltrão diz que a data escolhida levou em conta os preparativos para as viagens de fim de ano. O governo federal vai investir R$ 5 milhões, com estratégia segmentada: peças publicitárias específicas para jovens, casais, famílias e turistas de negócios, que além dos meios tradicionais também serão divulgadas em aeroportos, metrôs e pedágios.
A proposta vem num momento em que a retração econômica torna o turismo interno mais atrativo. O aeroporto Ministro Victor Konder, em Navegantes, teve recorde no número de passageiros durante as férias de julho e cidades como Balneário Camboriú tiveram o melhor inverno dos últimos tempos, com aumento de 130% na quantidade de visitantes em relação ao ano passado.
O mote da campanha do Ministério do Turismo é "Sul – não dá para contar, tem que conhecer". Estratégias semelhantes foram feitas no ano passado, com o verão na região Nordeste, e em maio deste ano com enfoque no reforço de turismo da Amazônia.