Sant'Ana foi eternizado ainda em vida. Não apenas pelo conjunto de sua obra em Zero Hora, na Rádio Gaúcha, na RBS TV ou mesmo dando a volta olímpica no Estádio Olímpico, sendo ovacionado pelos torcedores. Foi eternizado também pelos seus imitadores. Dois deles, Duda Garbi e André Damasceno, vieram cedo à Arena, a fim de se despedir do ídolo, morto nesta quarta-feira (19).
Um dos guris que abriam a Zero Hora de trás para a frente, só para ler Paulo Sant'Ana, virou um dos principais imitadores do colunista. Duda Garbi, o Santaninha – espécie de substituto do original no Sala de Redação –, foi um dos primeiros a chegar ao velório:
– O Sant'Ana acabou mudando a minha vida. Eu não sei onde eu poderia estar hoje se não fosse por ele. Trabalho na RBS há um tempão, mas imitar ele fez com que eu ganhasse oportunidades e me abrisse portas. Então eu só tenho a agradecê-lo.
Leia mais:
Filho de Sant'Ana agradece homenagens ao pai
VÍDEO: confira alguns momentos marcantes de Sant'Ana na RBSTV
Velório de Sant'Ana é marcado por lembranças e homenagens ao jornalista
Jayme Sirotsky exalta carreira de Sant'Ana e agradece: "Foi um prazer e um orgulho para nós da RBS"
Duda garante que o personagem Santaninha seguirá firme.
– Eu falei com o Jorge, um dos filhos dele, e ele me disse que tenho toda a benção da família para continuar. Então vou seguir enquanto os ouvintes entenderem que é legal – explicou.
E o que o Santaninha diria numa era dessas? Duda Garbi torce a boca para o lado, ergue a mão esquerda e muda o tom de voz:
– É um dia muito triste, mas eu sou imortal assim como o Grêmio. E por isso vou viver eternamente. Vou fumar, estou indo embora.
O humorista André Damasceno foi o primeiro imitador de Sant'Ana, ainda nos anos 80.
– Para imitar o Sant'Ana, era preciso pensar como ele, ter as ideias dele, dizer o que realmente ele diria. E não apenas imitar a sua voz. Ele ficou meu amigo, adorava a minha imitação – conta Damasceno.
Anos depois, Damasceno foi contratado pela Globo para fazer o Magro do Bonfa na Escolinha do Professor Raimundo, uma das grandes criações de Chico Anysio.
– Chico era amigo do Sant'Ana e, embora eu não pudesse fazer o Sant'Ana na Escolinha, o Chico sempre pedia para que eu imitasse o Sant'Ana falando do seu Vasco nos bastidores do programa. Ele se divertia muito – recorda.
Muitos anos antes de o Inter conquistar o Mundial de 2006, o colorado André Damasceno fez a "previsão" no Jornal do Almoço, acertando inclusive o ano do título. O detalhe é que a previsão foi feita por "Paulo Sant'Ana".
– Imitei o Sant'Ana dizendo que o Inter tinha sido campeão com o filho do Renato jogando pelo Inter – lembra Damasceno. – Seguir imitando o Sant'Ana é uma homenagem a ele, um gênio – finalizou o humorista.