A atualização do boletim epidemiológico da gripe pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) trouxe mais uma vez um dado triste. Subiu para 30 o número de mortes por influenza no Rio Grande do Sul. Das quatro novas vítimas, apenas uma estava vacinada. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (20) pelo secretário João Gabbardo dos Reis.
Entre os mortos está uma criança de 12 anos, de Porto Alegre, que contraiu o vírus H3N2, um subtipo da Gripe A. De acordo com Gabbardo, ela não estava imunizada contra a doença.
Dois homens também perderam a vida em decorrência da gripe. Um idoso de 68 anos, de Brochier, foi constatado com Influenza B. Ele sofria de pneumopatia e doença cardiovascular, mas não estava vacinado. Já um homem de 49 anos, de Pelotas, contraiu o vírus H3N2 mesmo não tendo doenças crônicas. Esse último também não estava imunizado.
A única vacinada era uma idosa de 74 anos, de Canoas, que sofria de pneumopatia e foi diagnosticada com H3N2.
Na campanha de vacinação contra a gripe neste ano, o Estado conseguiu alcançar 85% do público-alvo. Mas a procura pela imunização foi baixa em alguns grupos, como as crianças, com apenas 69% da meta.
Chamou a atenção a quantidade de pessoas que procuraram a vacina depois que foi aberta à população em geral, em 29 de maio. Na época, das 858 mil pessoas que foram vacinadas, 68% não faziam parte dos grupos prioritários. Ao todo, o Estado aplicou 3,6 milhões de doses.