Os usuários da RS-118 ganharam mais 1 quilômetro de pista duplicada. A liberação ocorreu no fim da semana passada. O trecho fica entre os quilômetros 5,5 e 6,5, no sentido sul-norte, em Sapucaia do Sul.
Quem trafega no sentido contrário está usando 1,2 quilômetros de pista lateral. Com isso, a construtora Sultepa poderá iniciar a recuperação da pista antiga.
Dos 6 quilômetros da construção da pista nova, que é de responsabilidade da empresa, aproximadamente 5 já estão prontos. Do trecho que falta, uma das ações que a empresa terá que fazer é derrubar uma passarela localizada no quilômetro 5. Ela hoje impede as obras de duplicação.
Leia mais:
Como a travessia é muito usada por moradores da região, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) está estudando a instalação de uma sinaleira ou uma redução de pista na região. A RS-118 ganhará seis novas passarelas, uma delas no mesmo local da que será derrubada. A construção depende do Daer terminar o edital de licitação e contratar a empresa responsável.
A Sultepa também já realiza a recuperação da pista velha. Atualmente há obras em 4,8 quilômetros. A expectativa do Daer é ter esse trecho pronto até o fim deste ano.
Um outro trecho de 700 metros de pista nova será liberado aos usuários que trafegam no sentido sul-norte até o começo da semana que vem. Ele está localizado entre os quilômetros 21 e 22, em Gravataí. Falta apenas realizar a pintura de pista. Ela facilitará acesso a um supermercado que existe na região.
Em função das obras na RS-118, a partir da próxima semana, os usuários da rodovia não deverão mais poder passar por baixo do viaduto da Avenida Itacolomi (no quilômetro 18) e do viaduto da Avenida Marechal Rondon (no quilômetro 12). O local será fechado para a conclusão das duas travessias. As obras devem ser concluídas até dezembro. Os motoristas que precisam fazer o cruzamento nas duas regiões precisarão observar a orientação de retornos indicados.
A duplicação dos 22 quilômetros da RS-118 começou em julho de 2006, pelo lote 1, em Gravataí. Em 2011, os serviços foram iniciados no lote 2, no trecho entre Sapucaia do Sul e Gravataí. Já as obras do lote 3, em Sapucaia do Sul, começaram em 2013. A duplicação parou nos 3 segmentos nos últimos meses de 2014 e foi retomada apenas no lote 2 em 2017.
De janeiro até maio, o governo repassou às construtoras o montante de R$ 7,7 milhões. Os recursos estão saindo do Tesouro do Estado. o Governo do Estado aposta que a duplicação será concluída em sua maior parte até o fim do próximo ano.