O distrito de Vale Vêneto em São João do Polêsine, na região central do estado, deve reunir, até o próximo domingo (30), 20 mil pessoas para a 32ª Semana Cultural Italiana e o 32º Festival Internacional de Inverno. Durante essa semana, o pequeno distrito se torna local de encontro para apreciar a gastronomia típica italiana, além dos mais de 20 momentos artísticos e culturais que ocorrem no decorrer dos dias.
Neste ano, há algumas novidades sobre os eventos: o distrito turístico e religioso reinaugurou o Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo. O local estava fechado há cerca de três anos e tem, em seu acervo, mais de 10 mil peças reunidas para relembrar a história da imigração italiana. Além disso, neste ano, pela primeira vez a Igreja Matriz é iluminada nas noites do evento.
E também tem muitas atrações no Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), evento de extensão da instituição, que tem concertos diários e cursos de formação. Ao longo da semana também ocorrerá a seleção de alunos para intercâmbio na Geórgia, em 2018. Participam desse festival, estudantes de música e professores de diferentes regiões do Brasil e de outros países como Argentina, Bolívia e Estados Unidos. Todos os dias, às 12h e às 19h, tem recitais de graça.
Para quem gosta da gastronomia italiana, à noite tem os jantares, que fazem parte da programação da Semana Cultural. A capacidade é para servir 1.500 pessoas por refeição. Os jantares começam sempre às 20h30.