1. As 10 carreiras mais promissoras e a formação necessária para buscar vaga
Não bastassem as mudanças cada vez mais constantes e abruptas no mercado de trabalho, quem estiver começando – ou tentando se recolocar na ativa – na vida profissional nos próximos meses deverá lidar com um ambiente de crise financeira e total instabilidade na situação econômica do país. A realidade, no entanto, é mais agradável para profissionais que tenham as habilidades necessárias para atuar em áreas novas, que exijam competências ainda raras no mercado brasileiro – sejam essas novidades motivadas por evoluções na tecnologia, como técnico em drone e especialista em marketing digital, ou alavancadas por mudanças sociais do próprio país, casos da gerontologia e da geriatria, em alta graças à transformação demográfica que vive o Brasil. Veja as 10 carreiras mais promissoras do momento.
2. Governo prepara programa de demissão voluntária para servidores federais
Em dificuldades para fechar as contas, o governo prepara um programa de demissão voluntária (PDV) para servidores federais do Poder Executivo. A ideia é oferecer aos interessados até 1,5 salário por ano trabalhado. Uma medida provisória (MP) deve ser editada entre nesta terça-feira (25) para estabelecer as normas do programa. Segundo o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o governo espera adesão de 5 mil funcionários e uma economia de R$ 1 bilhão por ano com a medida. Os detalhes do PDV ainda estão sendo fechados, mas a expectativa é de que os efeitos em termos de economia sejam percebidos apenas a partir de 2018.
3. Com 75 mil novas vagas, inscrições para o Fies começam nesta terça
As inscrições para a edição do segundo semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nesta terça-feira e vão até sexta (28). São 75 mil novas vagas oferecidas aos estudantes que procuram financiamento para cursar o ensino superior em instituições de ensino privadas. A relação dos candidatos pré-selecionados será divulgada no dia 31, quando também será aberta a lista de espera.
4. Quem são os condenados por Moro que o TRF4 absolveu
Não é fácil reverter uma decisão de Sergio Moro. Responsável por julgar os processos da Lava-Jato em primeira instância, o juiz já proferiu 210 vereditos. Em 155 vezes, condenou os réus, ante 45 absolvições. Nos outros 10 casos, não houve sentença por morte do acusado, delação premiada ou outro contexto jurídico. Quando os advogados de defesa ou o Ministério Público Federal (MPF) discordam da decisão do magistrado, recorrem ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O histórico da Corte, porém, mostra que são escassas as chances de alterar uma sentença do paranaense. Das 45 apelações que chegaram ao TRF4, apenas seis foram alteradas pelos desembargadores – um índice de 13,3%. Nutre a esperança de quem caiu na teia da Lava-Jato o fato de que, em cinco casos, o tribunal absolveu condenados por Moro.
5. Delegação gremista viaja a Curitiba
Os jogadores do Grêmio que não participaram do empate com o São Paulo, no Morumbi, treinarão nesta terça-feira (25) no CT Luiz Caravalho, às 9h30min. Os atletas que estiveram na capital paulista viajam às 10h25min para Curitiba. O próximo jogo será na quinta (27), pela Copa do Brasil, contra o Atlético-PR.
6. Com Guto pressionado, Inter enfrenta o Oeste
O Inter joga às 21h30min contra o Oeste, no Beira-Rio, pela 17ª rodada da Série B. No confronto, os novos reforços colorados Camilo e Leandro Damião ainda não estarão à disposição. A partida é decisiva para Guto Ferreira, ameaçado no cargo de técnico do clube. ZH Esportes acompanha o duelo em tempo real.
7. Terça-feira será de sol em boa parte do Rio Grande do Sul
O tempo firme deve seguir em boa parte do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (25). Assim como na segunda-feira (24), o dia será de tempo firme, sol e calor. Há previsão de chuva na área de fronteira com o Uruguai. As temperaturas seguem altas, mas um pouco mais amenas. A maior temperatura será registrada ainda em Campo Bom e em Teutônia: 30ºC. Em Porto Alegre, a previsão é de céu claro. O dia deve começar com 12ºC e pode fazer 25ºC à tarde. Na segunda-feira, a variação foi de 12,9ºC a 30,6ºC.