Após ficar parado por pelo menos duas vezes, a prefeitura de Canela pretende retomar o projeto de construir um aeroporto no município. A intenção agora é apostar em parcerias público-privadas.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Mobilidade, Paulo Tomasini, a construção do terminal é uma questão de sobrevivência do turismo na região. Segundo ele, a maior parte dos turistas desembarca no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e atualmente demora cerca de quatro horas para chegar a Canela.
Conforme o secretário, o projeto, que prevê pista de 2,1 mil metros e capacidade para voos internacionais, está pronto desde meados dos anos 2000. A construção acabou não avançando e em 2012 o terminal foi incluído no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, lançado pelo governo federal. Em 2016, porém, a construção do aeroporto acabou sendo descartada pela União devido à proximidade com a área reservada para o aeroporto de Vila Oliva.
A participação da iniciativa privada é o caminho que Tomasini enxerga para conseguir viabilizar o terminal. Conforme ele, já iniciaram as conversas com grandes operadoras de turismo. A intenção é que essas ou outras empresas interessadas em investir na região construam e operem o aeroporto.
"Não acredito na questão estadual e federal. A demanda é real. Vila Oliva fica a 40 quilômetros de Canela e a estrada tem uma topografia acidentada que os órgão ambientais nunca vão permitir ampliar", finaliza.
Gaúcha
Canela busca iniciativa privada para viabilizar aeroporto no município
Projeto fazia parte do Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional, mas foi retirado devido à proximidade com Vila Oliva
GZH faz parte do The Trust Project