O presidente emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, foi homenageado com a Láurea Roberto Civita, na cerimônia de abertura do 21º Festival Mundial de Publicidade de Gramado, na noite desta quarta-feira (7), na Serra. O presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, recebeu a homenagem oferecida pela Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), que promove o evento, e leu o discurso preparado por seu tio-avô, que não estava presente. A partir de uma citação da escritora francesa Simone de Beauvoir, "querer ser livre é também querer livres os outros", o discurso teceu uma defesa da liberdade de imprensa.
– Tenho lutado durante toda a minha vida pela liberdade de imprensa e de expressão, com participação ativa em entidades representativas do nosso meio. Essa liberdade é um dos principais esteios da democracia. Ela não existe para proteger empresas de comunicação ou jornalistas. Existe para proteger os cidadãos, para assegurar-lhes o direito à informação livre, verdadeira e independente – escreveu Jayme em texto lido por Eduardo.
Lembrando o tema desta edição do festival, Nunca a Diferença Fez Tanta Diferença, Jayme destacou que "só podemos ser diferentes quando somos livres" e compartilhou com todo o Grupo RBS a homenagem recebida.
Leia mais:
Walter Longo alerta sobre perigos do universo digital
Festival de Publicidade de Gramado propõe reflexão sobre diferença
Outras personalidades também receberam distinções: o diretor-geral de negócios da Rede Globo de Televisão, Willy Haas, recebeu a homenagem Cidadão Latino-Americano das Comunicações de Gramado, e o patrono do festival e diretor-geral da Rede Globo de Televisão, Carlos Henrique Schroder, o Troféu Mérito Gramado.
Schroder igualmente foi contemplado com a Medalha Maurício Sirotsky Sobrinho, ao lado da empresária Carmem Ferrão. Agraciado, o jornalista Caco Barcellos não compareceu.
– É com muita satisfação que faço a entrega desta medalha. Ela materializa o sonho do meu avô, a busca por jornalismo de qualidade e a crença de que empresas e agências fortes e clientes que valorizam a comunicação são a garantia de um mercado forte – disse Eduardo ao se referir aos agraciados.
O evento ainda fez homenagem a 30 publicistas do Brasil e da América Latina. Em seguida, o presidente do Grupo Abril, Walter Longo, fez a palestra inaugural, batizada com o tema do festival Nunca a Diferença Fez Tanta Diferença. Promovido pela Alap, o festival é considerado o maior do setor na América Latina e o terceiro do mundo. O evento, com patrocínio de Rede Globo e Grupo RBS, segue até sexta-feira (9).