A greve dos médicos do SUS em Caxias do Sul entra nesta segunda-feira na quarta semana com menos força, mas ainda sem sinais de solução. Até a última sexta-feira, 11.679 pacientes foram prejudicados com o cancelamento de consultas. O reagendamento preocupa a Secretaria Municipal de Saúde, que só tem como fazer planos para recuperar os atendimentos a partir do momento em que houver data do retorno de todos os profissionais. A prefeitura também anunciou uma sindicância para apurar a demora no atendimento no Pronto-Atendimento 24 horas (Postão): denúncias indicam que alguns médicos atenderiam dois ou três pacientes por turno, o que provocaria longas horas de espera.
Além dos números serem impactantes, o relato de pessoas que aguardavam há meses por uma consulta e que, muitas vezes, ficam sabendo do cancelamento somente no guichê, divide-se entre indignação e cansaço. Há regiões da cidade que sentiram ainda mais o reflexo da paralisação. Nos bairros Belo Horizonte, Santa Fé e Vila Ipê, por exemplo, são apenas três médicos que não aderiram à greve e, mesmo assim, segundo moradores, eles não comparecem todos os dias nas unidades básicas de saúde (UBS). Revezando-se entre alguns turnos de atendimento durante a semana, esses profissionais absorvem a demanda de colegas paralisados e respondem por todas as consultas numa região da cidade que abrange 45 mil usuários.
– Nós fizemos um abaixo-assinado com mais de 700 assinaturas e entregamos ao secretário. Agora parece que vai chegar mais alguns médicos do programa Mais Brasil. Os médicos que estão atendendo, estão sobrecarregados. E falta pediatra também – desabafa Claiton da Cruz, representante da região no Conselho Municipal da Saúde.
Leia mais
Prefeitura de Caxias vai descontar mais de R$ 400 mil de salários de médicos em greve
Quase 40 médicos servidores do município de Caxias pediram exoneração
Paralisação dos médicos altera atendimento nas UBSs de Caxias do Sul
Saúde pública
Quase 12 mil consultas foram canceladas em Caxias desde o início da greve dos médicos
Até a última sexta-feira, 11.679 pacientes foram prejudicados com o cancelamento de consultas
Raquel Fronza
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project