O Comando Militar do Sul (CMS) realizou, nesta terça-feira, ato em celebração ao Dia da Vitória no Parque da Redenção, na região central de Porto Alegre. O evento comemora o aniversário do fim da II Guerra Mundial, em 1945. Um dos principais objetivos da ação foi destacar a atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito armado que mobilizou a Europa de 1939 a 1945.
Leia mais:
Comunidade internacional deve se unir contra o terrorismo, diz Putin
Oito mil foram evacuados na Alemanha após descoberta de bomba da II Guerra
Mulher da foto que virou símbolo do fim da Segunda Guerra morreu aos 92 anos
O ato reuniu militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica e veteranos da FEB, única tropa sul-americana que participou dos combates da II Guerra. A cerimônia foi presidida pelo general de divisão Valério Stumpf Trindade, comandante da 3ª Região Militar, que possui sede no Estado.
Por meio de comunicado, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, destacou a importância da atuação da FEB no triunfo dos países aliados contra as forças lideradas pela Alemanha nazista:
"A Força Expedicionária Brasileira, FEB, composta por mais de 25 mil homens do Exército Brasileiro, teve um notável papel no triunfo das forças democráticas no continente europeu, que resistia a regimes autoritários em vários países".
A FEB, que desembarcou em Nápoles no dia 16 de julho de 1944, combateu por 239 dias, vencendo as batalhas de Camaiore, Monte Prano, Monte Castelo, Montese, Fornovo. Os militares brasileiros também participaram da rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã.
*Zero Hora