Mesmo com a chuva perdendo força no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (29), a preocupação da Defesa Civil é que o nível dos rios siga aumentando com a previsão de mais chuva para os próximos dias. No Estado, mais de 400 famílias estão fora de casa – 331 desalojadas (estão em casa de parentes) e 84 desabrigadas (estão em abrigos). São Sebastião do Caí, Montenegro, Itaqui e Uruguaiana estão entre as cidades mais castigadas pela força da água. Ao todo, 56 municípios foram atingidos por algum transtorno causado pelo grande volume de chuva.
Leia mais:
Terça-feira deve ser de chuva na maior parte do Rio Grande do Sul
Chuva deixa estragos e causa mortes em Alagoas e Pernambuco
Temer lamenta mortes em enchentes e promete ajuda a Alagoas
Moradores de São Jerônimo, na Região Carbonífera, estão em alerta devido à cheia do Rio Jacuí, que começa a receber água de outros rios e avança sobre bairros da região central da cidade. O coordenador da Defesa Civil da região, major Alexsandro Goi, informou que 50 pessoas estavam fora de suas residências em razão dos alagamentos até o fim da tarde desta segunda:
– O número de pessoas fora de casa em São Jerônimo deve dobrar nas próximas horas porque o Jacuí está recebendo a água dos demais rios antes de desaguar no Guaíba. O nível de alerta na cidade está bem alto para as próximas horas.
Até o início da noite desta segunda-feira, 12 cidades decretaram situação de emergência: Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Boqueirão do Leão e Dom Pedrito. Para garantir ajuda federal, os prefeitos dos municípios precisam preencher a documentação necessária para que os pedidos sejam homologados pelo Estado e reconhecidos pela União.
No Vale do Caí, a cheia obrigou 81 famílias – 62 desalojadas e 19 desabrigadas – a deixar suas casas em Montenegro. Considerando outros danos, como queda de árvores e falta de luz e de água, o número de afetados chega a 5 mil pessoas no município. De acordo com Goi, o ginásio municipal da cidade está sendo usado para ajudar a parcela da população que não conseguiu alternativa para ficar durante a inundação.
– A situação está bem complicada em Montenegro. A prefeitura está avaliando se decreta situação de emergência ou não porque ainda não conseguiram fazer um levantamento dos estragos, que atingiram estradas, propriedades rurais privadas, a rede de luz e a de água, entre outras áreas – explicou.
Segundo a Defesa Civil estadual, o nível do Rio Uruguai está aumentando em Itaqui e Uruguaiana, mas segue baixando em São Borja. Nessas três cidades, 169 famílias continuam fora de casa.
Chuva atinge maior parte do Estado nesta terça-feira
Nesta terça-feira (30), a chuva deve atingir a maioria dos municípios gaúchos, mas com volume abaixo do registrado no fim de semana. A maior precipitação, que não deve passar dos 35mm, está previsto para o Noroeste, em cidades como Santa Rosa, Cruz Alta e Santo Augusto.
A única região que deve ter tempo firme nesta terça-feira, com sol entre nuvens, é a Sul. Em Porto Alegre, o dia será de chuva fraca – por volta dos 2mm. Os termômetros terão pouca variação e registram de 15°C a 20°C.
As precipitações se intensificam na quarta-feira, devido a uma área de baixa pressão atmosférica, segundo a Somar Meteorologia.
*Zero Hora