Doze municípios gaúchos decretaram situação de emergência em razão da chuva e de temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o mau tempo causa transtornos em 56 cidades localizadas em diferentes regiões.
Estão em situação de emergência Tiradentes do Sul, Campo Novo, Três Passos, Coronel Bicaco, Santo Augusto, Tenente Portela, Panambi, Cristal, Sertão, São Jerônimo, Boqueirão do Leão e Dom Pedrito.
Leia mais:
Enchente tira cem famílias de casa em São Sebastião do Caí
Ventania faz estragos e deixa feridos em Sertão, no norte do RS
Sobe número de desalojados devido à cheia do Rio Uruguai
O número de municípios afetados pela tempestade aumentou em relação à tarde de domingo (28), quando o órgão contabilizava 52 cidades atingidas por algum dano e seis em situação de emergência. O cálculo, porém, ainda pode subir ao longo desta segunda-feira (29), uma vez que outras prefeituras avaliam se há condições de decretar estado de emergência.
No total, 221 famílias gaúchas estão fora de suas casas em decorrência das enchentes. O município mais atingido, segundo a Defesa Civil do Estado, é São Sebastião do Caí, onde 35 famílias (cerca de 140 pessoas) estão fora de casa por causa da cheia.
Porém, a situação melhorou na cidade nesta segunda-feira (29). O nível do Rio Caí baixou 1,6 metro. No município, 960 casas foram atingidas pela enxurrada. Já em Panambi, no Noroeste, 10 famílias encontram-se desabrigadas.
Nível da maioria dos rios começa a baixar
Mesmo com o aumento no número de cidades atingidas, a semana começa com uma boa notícia. O nível dos rios está baixando em praticamente todas as regiões, à exceção da Fronteira Oeste.
Em Itaqui, o Rio Uruguai segue subindo e chegou a 10,31 metros. Em Uruguaiana, está em 9,09 metros (o normal é cerca de 5 metros). Já em São Borja, as águas começaram a baixar e, na manhã desta segunda-feira (29), chegaram a 10,86 metros.
Na Fronteira Oeste, o Exército auxilia no atendimento aos desabrigados e desalojados. Itaqui, Uruguaiana e São Borja somam 11 famílias fora de suas casas em decorrência da cheia do Rio Uruguai.
O número de alertas emitidos pela Defesa Civil do Estado também está diminuindo e há expectativa de que o tempo melhore nos próximos dias.
Acompanhe a situação da chuva em São Sebastião do Caí: