A chuva acompanhada de fortes ventos que atingiu municípios gaúchos ainda deixa 38 mil clientes sem luz. Os pontos, localizados nas áreas de concessão da RGE e da RGE Sul, concentram-se nas regiões Metropolitana, Norte, Nordeste e no Vale do Sinos. Entre os municípios atingidos estão Sapiranga, Dois Irmãos, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Estância Velha.
Na área da RGE Sul, são 18 mil locais sem energia elétrica. Já na região atendida pela RGE, o número chega a 20 mil. Segundo as concessionárias, técnicos estão nas ruas trabalhando, e o serviço deve ser restabelecido ainda nesta tarde. A CEEE registrou somente de quedas de luz pontuais.
Leia mais:
Após chuva forte, 14 mil clientes seguem sem energia elétrica no RS
Primeira onda de frio do ano chegará ao RS na tarde desta quarta-feira
O temporal ainda trouxe ao Estado intensas rajadas de vento. Em Soledade, a velocidade da ventania chegou a 138 km/h – a mais intensa no país entre as 21h de quarta-feira e as 10h desta manhã. Passo Fundo teve ventos de 114 km/h, e São José dos Ausentes, de 94 km/h.
Mesmo com os vendavais, não ocorreram transtornos significativos, segundo a Defesa Civil do Estado e as prefeituras das cidades. Houve registro de alagamentos de residências em Venâncio Aires e Carazinho, mas ninguém teve de sair de casa. Em Bento Gonçalves e Campo Bom, ocorreram destelhamentos e quedas de árvores e postes. Os casos foram atendidos pelas prefeituras, que distribuiu lonas. Ninguém ficou ferido.
Para esta quarta-feira, a previsão ainda é de forte chuva e acumulados elevados no Estado em razão de uma frente fria que mantém as nuvens carregadas.