Diversos bairros de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, tiveram casas alagadas por causa da chuva forte que atingiu o município entre a noite de sábado e a madrugada deste domingo. Segundo a Defesa Civil do município, pelo menos 100 residências foram atingidas, onde os moradores tiveram de sair de casa.
O órgão disponibilizou um caminhão e um carro para auxiliar no deslocamento das famílias e de seus pertences, como roupas e eletrodomésticos. Elas foram encaminhadas para casas de amigos ou parentes. Havia também uma estrutura pronta para receber desabrigados no Parque de Exposições do município, mas nenhuma família optou pelo local.
– Todas quiseram ficar com amigos ou parentes. Como a água chegou quase até a altura das janelas, muitas perderam móveis, eletrodomésticos e colchões – afirma Luis Fernando Klein, coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa.
Leia mais:
BM e Secretaria Municipal de Saúde fecham clínica geriátrica em Viamão
Casal morre em colisão entre carro e caminhão na BR-285, em Carazinho
No bairro Planalto, a ponte que liga o local ao bairro Ouro Preto foi danificada e está interditada. Conforme Klein, o acumulado de chuva no município chegou a 204mm.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva forte começou por volta das 23h e se estendeu por aproximadamente duas horas, o que causou a cheia dos rios Pessegueiro e Pessegueirinho. Com isso, casas de bairros e vilas como Auxiliadora, Bom Retiro, Cruzeiro, Flores, Piekala, Planalto, Santa Inês e Timbaúva tiveram as casa invadidas pela água. O temporal também causou a queda de árvores, e duas retroescavadeiras tiveram de ser usadas para a retirada dos entulhos acumulados nas ruas.
Na manhã deste domingo, a Defesa Civil se reuniu com integrantes da prefeitura para definir as estratégias de atendimento às famílias que estão fora de casa. Como ainda há risco de temporal, a orientação é que os desalojados permaneçam pelo menos até segunda-feira nas residências de amigos e parentes. Todos os atingidos pela chuvarada que precisam de ajuda da prefeitura devem se cadastrar no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) mais próximo de sua casa.
A partir de segunda-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social do município estará recebendo doações. Conforme a Defesa Civil, as famílias prejudicadas precisam de alimentos, roupas, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.
– Quem deseja doar itens pesados e não tem como levá-los à secretaria pode entrar em contato com o órgão, pelo telefone (55) 3511-1000, e agendar a entrega. Nossa ideia é organizar um roteiro para buscar essas doações – explica Klein.