Um novo serviço de transporte fretado de passageiros começa a operar a partir do dia 13 de fevereiro em Caxias. É o Murbi (Mobilidade Urbana Inteligente). O serviço é uma nova modalidade de transporte coletivo privado para trabalhadores do setor de comércio e serviços. A empresa surgiu a partir da necessidade das empresas de transporte fretado de passageiros de explorar novos mercados.
Com a crise financeira e a queda no número de pessoas transportadas, os idealizadores do projeto buscaram modalidades ainda não exploradas pelo serviço. O Murbi é uma espécie de agência que vai intermediar a contratação de operadores de transporte por empresas e funcionários. No modelo tradicional, adotado principalmente na indústria, as empresas fretam ônibus para o transporte dos próprios funcionários. Com o Murbi, lojistas, por exemplo, vão poder aderir a um serviço existente no qual o funcionário se desloca em um veículo com trabalhadores de outras empresas.
O próprio funcionário também vai poder contratar, se preferir. O serviço vai estar disponível inicialmente para funcionários do shopping Iguatemi e o cadastramento vai estar disponível durante toda a semana que vem. Antes do pagamento, os clientes vão ter um período gratuito para testes. O serviço começa com duas opções de pacotes mensais: R$ 150 para se deslocar uma vez ao dia e R$ 250 para se deslocar duas vezes ao dia.
Entre as vantagens do Murbi, de acordo com Rodrigo Pierozan, um dos idealizadores, estão rotas personalizadas e pontualidade. Quando o cliente contrata um serviço, ele aponta o ponto de embarque e desembarque. A partir disso, a rota dos veículo é definida, levando em conta também o horário. Já a pontualidade é garantida porque o serviço não tem as características do transporte coletivo tradicional, que não admite personalização.
O Murbi reúne seis empresas do setor de transporte fretado de Caxias e começa com uma frota de 305 veículos. Nos próximos meses, outras 3 empresas devem aderir ao serviço, dobrando a frota disponível. Ainda no primeiro semestre o Murbi espera ampliar o atendimento para estudantes da Universidade de Caxias do Sul.
Gaúcha
Novo serviço de transporte de passageiros reúne empresas de fretamento de Caxias
Murbi começa a operar em 17 de fevereiro e será alternativa a funcionários do setor de comércio e serviços
GZH faz parte do The Trust Project