Novo relatório de balneabilidade do litoral de Santa Catarina divulgado nesta sexta-feira pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) aponta 63,6% dos pontos como próprios para banho. O índice representa 136 de 214 locais monitorados em 27 cidades. Foram dois pontos a mais do que no último relatório, divulgado no dia 17 de fevereiro.
– Não houve mudanças significativas. Sempre indicamos a consulta ao relatório e uma atenção ao histórico daquele ponto. Em uma mesma praia, pode haver diversos locais próprios para banho – explica o técnico em Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.
Em Florianópolis, dos 75 locais avaliados, 40 estão próprios para banho, o que representa 60% do total.
O índice de balneabilidade leva em conta a quantidade de coliformes fecais presente na água coletada pelas equipes. São feitas cinco coletas consecutivas, que são analisadas sobre a presença da bacteria Escherichia Coli. Quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros, o ponto é considerado próprio. Neste relatório, as coletas foram feitas entre 20 e 24 de fevereiro.
Os pontos analisados são nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçú, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.