Um ano após ser fotografada dando água para uma criança em situação precária na Nigéria, a filantropa dinamarquesa Anja Ringgren Lovén postou, na última segunda-feira, em seu perfil no Facebook, uma foto onde ela repete a cena, mas dessa vez, o menino aparece saudável e bem diferente do quadro de desnutrição que apresentava.
Na postagem, Anja explica que o pequeno nigeriano começou seus estudos nesta semana. Na foto, ele aparece de mochila:
"Em 30 de janeiro de 2016, fui para uma missão de resgate com David Emmanuel Umem, Orok Nsidibe e nossa equipe nigeriana. Nossa ação se tornou viral há exatamente um ano, quando o mundo conheceu um garoto chamado Esperança. Esta semana ele começa na escola", diz na publicação.
A criança havia sido abandonada por sua família por ser considerada bruxa. Após o primeiro contato com a filantropa, a criança, batizada com o nome de hope (esperança em português), precisou ser encaminhada para um hospital, porque estava em situação delicada de saúde.
Conforme o jornal britânico The Independent, Anja e seu marido dirigem um orfanato no sudeste da Nigéria. A instituição, chamada Fundação de Educação e Desenvolvimento da Criança Africana (ACAEDF), ajuda crianças que foram abandonadas por suas famílias como resultado de crenças supersticiosas.