Zero Hora foi um dos contemplados no 18º Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS), entregue nesta quarta-feira no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, centro da Capital. O repórter fotográfico Ronaldo Bernardi – que completa 40 anos de casa em 2016 – conquistou o segundo lugar na categoria Fotografia, com uma imagem que registrou cumprimento de mandado judicial na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), no dia 6 de outro deste ano. O registro foi feito durante a Operação Rush, responsável por investigar crimes de corrupção, estelionato e lavagem de dinheiro em contratos firmados pela fundação.
Leia mais:
Escola de Caxias do Sul é a vencedora da 2ª edição do game Logus
Zero Hora ganha prêmio mundial de design digital
Equipe ZH é bi em prêmio mundial
A jornalista Aline Custódio, do jornal Diário Gaúcho, foi a vencedora no quesito Reportagem Impressa, com a matéria "Mediação resolve conflitos na Tinga" – publicada no dia 12 de outubro deste ano –, que mostrou ação do MP que busca evitar disputas judiciais por meio de conversas e acordos entre moradores do bairro da zona sul da Capital.
Grupo RBS vence em outras quatro categorias
A Rádio Gaúcha ficou com o primeiro e o segundo lugar na categoria Reportagem de Rádio. A reportagem "Regime sempre aberto", de autoria dos jornalistas Cid Martins, Fábio Almeida e equipe" – veiculada em 27 de julho deste ano – foi a grande vencedora na categoria. Os jornalistas mostraram como os presos do regime semiaberto descumpriam regras e cometiam crimes nos horários em que deveriam estra trabalhando ou desenvolvendo outras atividades. Na segunda colocação, ficou o trabalho "MP combate tortura e milícia no RS", do jornalista Eduardo Matos, veiculada em 5 de abril deste ano. O repórter mostrou e detalhou a operação Braço Forte MP, que desarticulou milícia formada por policiais e ex-policiais militares.
Na categoria Reportagem de TV, a RBS TV conquistou o primeiro e o segundo lugar. A primeira colocação ficou com a reportagem "Superlotado: setor penitenciário vive precariedade na região norte do RS" – exibida entre 24 e 27 de outubro – desenvolvida pela jornalista da sucursal da RBS TV em Passo Fundo Dulci Sachetti e equipe. O material mostrou a precariedade e a falta de vagas no sistema prisional na região norte do Estado.
A reportagem "Fraude nas leis de incentivo ao esporte" – produzida e desenvolvida pelo jornalista Giovani Grizotti e equipe e exibida nos dias 2 e 25 de agosto – ficou com o segundo lugar. O repórter mostrou a investigação do MP que desarticulou um esquema de corrupção e desvio de dinheiro envolvendo verbas do governo para incentivar práticas esportivas no Rio Grande do Sul.
O Grupo RBS também foi agraciado na categoria Prêmio Especial – que tem o objetivo de destacar a atuação do MP na defesa do consumidor. A profissional Nádia Strate e equipe, da sucursal da RBS TV em Santa Cruz do Sul, foram os vencedores com a reportagem "Empresa é interditada por vender água contaminada no RS" – veiculada em 24 de junho deste ano no Bom Dia Brasil, da Rede Globo.
No quesito Mídia Web, os jornalistas Felipe Truda e Hygino Vasconcellos, do G1/RS, conquistaram a premiação com a série de reportagens "Inferno no Centro", publicada de 18 a 22 de julho deste ano, mostrando a criminalidade em torno de casas noturnas no centro de Porto Alegre – conhecidas popularmente como locais pertencentes à "região dos inferninhos".
Confira a lista dos vencedores:
Reportagem Impressa
1º lugar - Jornalista Aline Custódio (Diário Gaúcho) com a matéria "Mediação resolve conflitos na Tinga"
2º lugar - Jornalista Carine Krüger (Jornal Nova Geração – Estrela) com a matéria "A vida renasce às margens do Rio Taquari".
Reportagem de TV
1º lugar - Jornalista Dulci Sachetti e equipe (RBS TV Passo Fundo) com a reportagem "Superlotado: setor penitenciário vive precariedade na região norte do RS".
2º lugar - Repórter Giovani Grizotti e equipe (RBS TV) com a reportagem "Fraude nas leis de incentivo ao esporte".
Reportagem de Rádio
1º lugar - Jornalistas Cid Martins, Fábio Almeida e equipe (material veiculado na Rádio Gaúcha) com a reportagem "Regime sempre aberto".
2º lugar - Jornalista Eduardo Matos (Rádio Gaúcha) com a reportagem "MP combate tortura e milícia no RS".
Mídia Web
Vencedores: jornalistas Felipe Truda e Hygino Vasconcellos (G1/RS) com a série de reportagens "Inferno no Centro".
Fotografia
1º lugar - Repórter fotográfico Frederico Jorge Sehn (Jornal Nova Geração – Estrela) – com trabalho que mostrou o plantio de árvores às margens do Taquari.
2º lugar – Repórter fotográfico Ronaldo Bernardi (Zero Hora) com fotografia feita durante a Operação Rush, do MP/RS.
Prêmio Especial
Nádia Strate e equipe (RBSTV Santa Cruz do Sul) com a reportagem “Empresa é interditada por vender água contaminada no RS”.
*Zero Hora