Faltando poucos minutos para o início do evento Experiência Sem Limites, que incluía a palestra motivacional do australiano Nick Vujicic e se iniciaria às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a produção confirmou o cancelamento. A razão foi o atraso no pedido, ao Corpo de Bombeiros, do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).
Segundo o comandante do Batalhão de Bombeiros de Porto Alegre, tenente-coronel Roberto do Canto Wilkoszynski, a produção do evento pediu o PPCI com prazo atrasado e não houve tempo para fazer as correções pedidas pela corporação. Poucas pessoas sabem, mas PPCIs são exigidos para cada evento de grande porte, até porque cada um tem suas particularidades (e riscos).
Leia mais:
Grupo protesta na Capital contra proposta de reforma da Previdência
Mais de 2,5 mil veículos são flagrados acima da velocidade permitida
O atraso na abertura dos portões, antes da confirmação do cancelamento, causou confusão. Algumas pessoas que estavam na fila passaram mal depois que os portões não foram abertos no horário previsto, às 13h deste domingo.
Os organizadores teriam dito ao público que os portões não eram abertos porque os bombeiros ainda não haviam liberado o local. Copos d'água estavam sendo distribuídos para quem estava na fila.
A Experiência de Sucesso, empresa produtora do evento, garantiu que o valor dos ingressos será devolvido. "A Experiência de Sucesso lamenta profundamente o ocorrido e informa que irá ressarcir todos os clientes que adquiriram ingressos para o evento no menor tempo possível", diz nota divulgada na tarde deste domingo.
A organização do evento obteve somente uma autorização da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) para a realização do evento na Arena – de acordo com o órgão, no entanto, o documento somente seria válido mediante a apresentação do PPCI.
A Arena do Grêmio também divulgou um comunicado: "A administração da Arena do Grêmio informa que, diante da não obtenção do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), ato de exclusiva responsabilidade da produtora responsável pela organização e realização do evento Experiência Sem Limites com Nick Vujicic, que ocorreria no dia de hoje, não poderá autorizar a sua realização, em respeito à legislação vigente e à segurança de todos os participantes. A Arena lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso em seguir as normas regulamentares e zelar pela segurança de seus visitantes".
Nick Vujicic seria a principal atração do evento Experiência Sem Limites, que estava previsto para ocorrer das 16h às 22h deste domingo. Vujicic é patrono da campanha #sousmaisqueisso, contra o bullying. A programação previa também a participação de outros palestrantes convidados, como Cris Franklin e Othon Gama.
Confira a nota divulgada pela empresa Experiência de Sucesso:
"A Experiência de Sucesso vem a público informar o cancelamento da edição de Porto Alegre do evento Experiência Sem Limites com Nick Vujicic, que aconteceria na tarde deste domingo (18/12) no estacionamento da Arena Grêmio.
Com Nick Vujicic, palestrantes convidados e toda a equipe de staffs já no local do evento, o estacionamento da arena do Grêmio em Porto Alegre, fomos surpreendidos pela informação de que a empresa contratada, Facilitydoc, para a realização do Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) não obteve a liberação em tempo. Foi tomada a decisão de cancelar o evento para não colocar em risco a vida dos participantes."
Confira a nota divulgada pela empresa Facilitydoc:
"O evento encontra-se devidamente licenciado, incluindo a validade de Alvará de Proteção Contra Incêndios, conforme autorização 567 de 2016 da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, liberada em 15 de dezembro de 2016. Após o recebimento de documentação mínima para o pedido de aprovação de PPCI, a organização do evento não nos retornou com relação ao comprovante de pagamento de taxa que garantia protocolo do processo em questão. Pagamento este que foi executado por nosso escritório a título de garantia da abertura de processo. O projeto foi aceito e protocolado pelo Corpo de Bombeiros de Porto Alegre sem maiores complicações. A vistoria necessária para liberação do evento não ocorreu a tempo da abertura dos portões. É de ciência do organizador do evento que constavam pendências junto ao nosso escritório para a viabilização segura do licenciamento deste projeto. Lamentamos profundamente o ocorrido. Salientamos que trabalhamos até o último momento a fim de viabilizar junto à organização a realização do evento".