Após salvar a filha e morrer afogado quando tomava banho no Rio Forqueta, em Travesseiro, o funileiro Wanderlei Cezar Schneider, 37 anos, será enterrado às 18h desta segunda-feira, em Arroio do Meio, no Vale do Taquari. Pai de duas crianças, o homem estaria voltando para a casa dos pais – a cerca de 50 metros do local do afogamento –, caminhando com os filhos pela água no momento em que a menina teria começado a afundar. Wanderlei tirou a filha do rio e, em seguida, desapareceu.
– Pelo que a criança (o menino) disse, quando viu que a filha ia se afogar, ele (Wanderlei) salvou a menina. Com isso, ele afundou e não voltou mais. O guri ainda pegou a menina e correram até a casa para dizer que o pai tinha sumido – conta Airton da Costa, vereador de Travesseiro e tio da vítima.
O incidente ocorreu em Três Saltos Baixos, no interior de Travesseiro. O local é ponto de banho para as famílias que moram na comunidade, mas não costuma receber turistas. Wanderlei e os filhos estavam no rio por volta das 20h de sábado. Com o sumiço, vizinhos foram até o local e não viram mais o homem.
O Corpo de Bombeiros de Lajeado foi comunicado da ocorrência às 21h19min do sábado. No entanto, como já havia anoitecido, as buscas foram iniciadas apenas na manhã de domingo. Com o reforço de agentes de Santa Maria, o corpo da vítima foi encontrado às 19h40min, depois de mais de 10 horas de buscas. A vítima estava a cerca de cinco metros de profundidade.
– O Rio Forqueta tem um problema que são aqueles buracos. Para quem não conhece, é um rio perigoso – conta Airton, relatando que o pai e as crianças costumavam tomar banho no local.
Wanderlei passava o final de semana com os familiares na casa dos pais, em Travesseiro. Ele morava com a mulher e os filhos em Lajeado. Descrito como "um guri bastante trabalhador", Wanderlei atuava como funileiro e atendia diversos pedidos na região.
– Trabalhava com vidros, janelas e portas. Ele estava muito bem. Com os sócios, abriram uma firma própria há pouco tempo. Trabalhava muito o guri – conta Airton.
A família espera o laudo médico para identificar a causa do afogamento. O velório de Wanderlei acontece na comunidade de Três Saltos Baixos.