A obra do Restaurante Popular de Santa Maria foi concluída. Para que ele seja reaberto, faltam avaliações, ajustes e a apresentação da estrutura ao Prefeito.
O local fechou as portas ainda em março, quando houve o rompimento do contrato com a Ong Comitê Gaúcho de Ação e Cidadania, que administrava a cozinha do local. Em abril, começaram as obras de melhoria, que visavam reforma do piso, da rede elétrica e da logística interna.
Agora, segundo a Secretária do Município de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, faltam apenas avaliações das instalações e, quando preciso, ajustes. A previsão é de apresentar à Prefeitura o restaurante ainda na próxima semana. Entre as melhorias, está a rapidez no atendimento. Com as mudanças internas, a expectativa é que o tempo de permanência no local passe de 30 para 20 minutos.
O novo gestor do Restaurante, agora, é o Instituto Nacional de Desenvolvimento Institucional e Ação Social, de Santa Maria. Ainda é preciso assinar a ordem de serviço. Conforme a secretária, com o novo gestor o Restaurante voltará a funcionar com 100% de sua capacidade, atendendo a mil refeições diárias. O preço das refeições foi reajustado. O valor do prato de comida subiu para R$ 2. Já o marmitex agora custa R$ 3,50.
Além do restaurante, Santa Maria conta também com cozinhas comunitárias em bairros, mas elas não são abertas ao público. Para receber a refeição gratuita, é necessário morar no bairro onde elas ficam e ser cadastrado.