A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu nesta semana R$ 376 mil em recursos para reparos dos elevadores do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Serão feitas novas portas, para os quatro elevadores da torre principal.
O serviço será prestado pela empresa Atlas Schindler, a mesma que instalou os elevadores na década de 70. Será trocado o mecanismo eletrônico que faz o controle das portas. Também serão substituídos os marcos externos de sete andares do prédio (do subsolo ao sexto), totalizando 28 marcos.
Há quatro anos, o motor e o comando central dos elevadores foram modificados, modernizando as cabines. Agora, a melhoria será nas portas.
A obra será dividida em duas partes: a primeira, com duração de seis meses, será a confecção das portas. Ela tem prazo estipulado em seis meses. Outros quatro meses serão destinados à instalação. Neste período, os elevadores serão bloqueados isoladamente, ou seja, enquanto são instaladas as portas em um, os outros funcionam. Isto foi pensado para não prejudicar o tráfego de pacientes e servidores.