1. TCE veta desconto no IPTU acima de 12% sugerido por Marchezan
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Pedro Henrique Figueiredo aceitou parcialmente a solicitação do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Sul (MPC-RS) sobre o desconto de 15% no IPTU, oferecido pelo prefeito eleito Nelson Marchezan. No entendimento de Figueiredo, o único desconto permitido no momento é o de 12%, concedido pelo atual chefe do executivo municipal, José Fortunati. O conselheiro determina que, caso o prefeito eleito queira prorrogar o prazo para pagamento com desconto, o percentual de 12% deve ser mantido até o quinto dia útil do mês de fevereiro.
2. Quem contribuiu para a crise do Estado não ajuda agora, diz Sartori
O governador José Ivo Sartori lamentou nesta quarta-feira que quem ajudou a criar a crise no Rio Grande do Sul não esteja ajudando agora – numa referência aos deputados de oposição que votaram a favor do projeto que manteve repasses maiores para Judiciário e Legislativo.
3. Pelo menos sete cidades do RS cancelam as festas de Réveillon
A crise financeira e a preocupação com gastos causou o cancelamento de festas de final de ano e queimas de fogos em pelo menos sete cidades gaúchas que realizavam os eventos todos os anos. Em Porto Alegre, a prefeitura decidiu cancelar a festa da virada no Gasômetro, que acontecia há pelo menos 25 anos.
4. Avião que ia para Montevidéu faz pouso de emergência em Porto Alegre
Um avião da Latam Airlines que ia até Montevidéu, no Uruguai, fez um pouso de emergência na madrugada desta quarta-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Conforme a companhia, um indicativo de segurança no computador de bordo ordenou o pouso. Já em Brasília, um voo que partiu de São Paulo com destino a Nova York teve que fazer um pouso não previsto devido a briga de um casal de passageiros.
5. Sindicato anuncia paralisação de policiais civis no RS em janeiro
O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil mandou nesta quarta-feira ofício ao chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, Emerson Wendt, comunicando paralisação da categoria a partir de 2 de janeiro de 2017 em razão do parcelamento do 13º salário do funcionalismo público anunciado pelo governo Sartori. No documento, a entidade diz que "dentro dos limites legais" convocará todos os servidores para "paralisação de suas atividades".
6. Confira os conteúdos que irão sair da Netflix em janeiro
Para quem tem tempo livre nos últimos dias do ano, a Netflix anunciou uma lista de 145 conteúdos – entre filmes, séries e programas de TV – que sairão do seu catálogo a partir do ano que vem. Quem for aproveitar o resto de 2016 para botar os filmes em dia vai precisar escolher entre clássicos como Pulp fiction, O fabuloso destino de Amélie Poulain e Velozes e furiosos, que não estarão mais disponíveis no serviço a partir do próximo domingo, 1º de janeiro.
7. Vice de futebol do Grêmio fala sobre tratativas com Kayke e Marinho
Novo vice de futebol do Grêmio, Odorico Roman trata da busca de reforços para a disputa da Libertadores na próxima temporada. Em contato com Zero Hora, o dirigente esclarece a situação de algumas negociações com jogadores, como o atacante Kayke, que é o mais próximo de ser anunciado.
8. Inter descarta Mena, vê negociação por Cirino difícil e projeta grupo com 32
D'Alessandro e Roberson são os primeiros reforços do Inter para 2017, e a direção segue na busca por contratações. Na lista colorada, estão Marcelo Cirino, Juninho e Klaus. Das três, a negociação por Cirino é considerada a mais complexa segundo o diretor-executivo Jorge Macedo.