A coleta de lixo em Bento Gonçalves foi retomada no final da tarde desta sexta-feira (09). O Ministério do Trabalho liberou o serviço depois de analisar documentos entregues pela empresa RN Freitas, relativos à adequação às leis trabalhistas. A empresa vai trabalhar ao longo de todo o final de semana para normalizar o atendimento à comunidade.
A interdição ocorreu na quarta-feira depois de uma inspeção em novembro constatar condições inadequadas à saúde e à segurança dos funcionários. Conforme o gerente regional do Ministério do Trabalho, Vanius Corte, as adequações mais urgentes já foram realizadas e, por isso, foi possível fazer a liberação. O gerente da RN Freitas, Everton Fraga, explica que a coleta seletiva já começou a ser realizada com caminhões compactadores. Antes, eram utilizados caminhões com carroceria aberta. Além disso, os equipamentos de proteção individual (EPIs) foram substituídos.
Na quinta-feira (08), foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público nos mesmos moldes de outras empresas fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho na serra.