1. Dia Nacional de Greve
Após uma manhã de manifestações em Porto Alegre e em municípios do Interior, no Dia Nacional de Greve convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), um novo ato ocorre, desde as 18h, na Esquina Democrática, no centro da Capital. Sindicalistas e estudantes protestam contra medidas adotadas pelo governo Michel Temer, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o teto de gastos públicos pelo Palácio do Planalto, e a reforma do Ensino Médio. No início da tarde, estudantes e reitores de institutos federais se concentram no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, para discutir os efeitos das medidas nas instituições de ensino. Perto do fim da audiência pública. Acompanhe ao vivo.
2. Delação premiada revelou à polícia plano para atacar juíza e policiais
Dois acordos de delação premiada em investigações contra o tráfico de drogas no Estado foram fundamentais para que a Polícia Civil evitasse a concretização do plano de ataque contra uma juíza de Gravataí, seus familiares e pelo menos dez agentes da Polícia Civil que atuaram, em 2015, na Operação Clivium, que levou 123 pessoas à prisão no ano passado. A suspeita da polícia é de que os tentáculos da quadrilha, que movimentava até R$ 6 milhões por mês a partir de Gravataí, tenham chegado a agentes da segurança corruptos.
3. Hospital São Pedro não deve mais ser utilizado para espetáculos
A contenda envolvendo Secretaria da Saúde e o grupo teatral Falos & Stercus, que debatem a possibilidade de utilização de dois pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro para espetáculos teatrais, parece estar longe de ter fim. Se nesta quinta um laudo dos Bombeiros suspendeu a estreia da peça Mithos, a secretaria de Saúde se posicionou nesta sexta contrária ao uso do espaço, não só para a atração específica, mas para qualquer espetáculo – de acordo com o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Francisco Bernd, a intenção é reformar o prédio e utilizá-lo para ações da própria pasta.
4. Decisão da OMC contra política industrial abrevia bolsa-empresário
A decisão da Organização Mundial do Comércio (OMC) de condenar a política industrial brasileira e exigir revisão de políticas de incentivos fiscais e redução de IPI adotados no governo de Dilma Rousseff pode abreviar o fim do que se convencionou chamar de bolsa-empresário.Na avaliação dos integrantes da OMC, o formato do programa representa um subsídio disfarçado, portanto ilegal.
5. Para aproveitar o último feriadão do ano
Vem aí o último feriadão do ano – a próxima terça-feira, 15 de novembro, é dia da Proclamação da República. Para quem vai aproveitar quatro dias de folga a partir deste sábado, dia 12 de novembro, há diversas opções de lazer. Em Porto Alegre, a Feira do Livro vai até terça-feira, dia 15, com atrações para os públicos adulto e infantil. Para quem vai viajar, a Polícia Rodoviária Federal avisa que haverá reforço no policiamento nas estradas desta sexta até quarta-feira que vem, na operação Viagem Segura. Confira o que abre e o que fecha na segunda e terça-feira.
6. Véspera do feriado terá a maior Superlua em quase 70 anos
O feriadão do dia 15 de novembro será coroado com uma Superlua considerada a maior dos últimos 70 anos. O fenômeno está previsto para ocorrer na noite de segunda-feira, dia 14, véspera do feriado, o que gera expectativa nos brasileiros. A superlua é quando a lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra. Para quem estiver olhando, ela parecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. Entenda por que a Superlua não é tão "super" assim.
7. Raul x Romildo: o serviço da eleição presidencial do Grêmio neste sábado
No início da noite de sábado, o Grêmio conhecerá seu presidente para os próximos três anos. Na disputa pelo voto dos sócios estão Romildo Bolzan, da chapa 1, que tenta a reeleição, e Raul Mendes, o candidato de oposição pela chapa 2. Veja as informações de serviço da eleição, que ocorrerá na Arena.
8. Valdívia é denunciado no STJD por simulação após declaração sobre pênalti
Valdívia terá de responder ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a declaração que deu ao final da partida entre Inter e Coritiba, pela 29ª rodada. O meia colorado falou que havia se jogado no lance em que a arbitragem acatou como pênalti. O julgamento está marcado para a próxima quinta-feira, dia 17, às 10h, no mesmo dia em que o Inter recebe a Ponte Preta pelo Brasileirão.