Com quatro ataques a banco registrados em menos de um ano, os moradores do distrito de Otávio Rocha, em Flores da Cunha, estão assustados. Mais uma vez, vizinhos da agência do Banrisul na Rua Uva Itália acordaram de sobressalto depois de escutarem um barulho de explosão. Os criminosos não conseguiram levar dinheiro e ninguém ficou ferido.
Bandidos explodem caixa eletrônico de agência de Flores da Cunha pela terceira vez no ano
Grupos armados assaltam três bancos ao mesmo tempo na serra gaúcha
Criminosos tentam explodir caixa eletrônico em Flores da Cunha
Ladrões quebram porta do Banrisul de Flores da Cunha e roubam dinheiro do caixa
A ação ocorreu às 4h10min deste sábado. Moradora das proximidades, um aposentada de 65 anos conta que primeiro ouviu o barulho da porta sendo forçada. Em 10 minutos, novo susto: o barulho de uma explosão. Com muito medo, ela sequer conseguiu telefonar para a polícia – vizinhos acabaram acionando a Brigada Militar (BM).
– Eu estava tremendo, nem conseguia pensar – conta, acrescentando que em janeiro, quando criminosos chegaram em plena luz do dia e fizeram reféns seis pessoas que estavam em um bar na frente da agência, o marido dela estava entre os rendidos e teve de integrar um escudo humano.
Sem ligar as luzes após a ação deste sábado, com receio de qualquer reação dos bandidos, a vizinhança viu três homens (um alto e dois menores) caminhando até um carro de cor prata estacionado a cerca de 10 metros do banco, pronto para fugir em direção a Mato Perso. Pelo menos um deles portava arma longa.
– De uma ano para cá, por favor! Não dá mais – diz a mulher.
Outra vizinha, de 61 anos, diz que não dorme mais tranquila. Mesmo que o alvo seja o dinheiro do banco, a comunidade têm medo das explosões e vive em constante sensação de insegurança.
– Uma vez eu deitava e dormia tranquila. Agora, não dá mais – lamenta.
O único caixa eletrônico da agência bancária ficou com o dispositivo de saída das notas danificado. Até as 15h deste sábado, ninguém havia sido preso.
Abaixo, relembre outros casos:
:: Na manhã de 8 de janeiro, uma sexta-feira, criminosos usaram seis pessoas que estavam em um bar em frente ao banco para fazer um escudo humano na rua. Eles arrebentaram portas externas e internas da agência a machadadas e roubaram dinheiro dos caixas. No mesmo horário, bandidos também assaltaram dois bancos em Esmeralda, também na Serra.
:: Na madrugada de 27 de setembro, uma terça-feira, pelo menos quatro criminosos tentaram explodir o caixa eletrônico do banco. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado para retirar uma banana de dinamite que não explodiu. Os criminosos não conseguiram roubar nada.
:: Em novembro do ano passado, três homens armados roubaram dinheiro do caixa. Eles chegaram por volta de 11h30min de 27 daquele mês, uma sexta-feira, quebraram uma porta de vidro ao lado da porta da giratória e anunciaram o assalto. Um deles portava um arma longa de calibre 12, outro um rifle de calibre 22, e o último uma arma menor.
Insegurança
"Não dá mais", diz moradora sobre ataques ao Banrisul de Otávio Rocha, em Flores da Cunha
Em menos de um ano, já são quatro casos — em um deles, em janeiro, bandidos fizeram escudo humano
Pioneiro
GZH faz parte do The Trust Project