O idoso de Júlio de Castilhos, na Região Central, que estava internado há quase um mês em Porto Alegre devido à queimaduras, morreu na última sexta-feira (11). João Graciliano Ferreira França, de 66 anos, teve 85% do corpo queimado em um incêndio, no dia 10 de outubro.
O idoso só conseguiu o leito no Hospital Cristo Redentor – unidade de referência no atendimento a queimados no RS – após obter uma liminar na Justiça. Ele foi internado no hospital de Porto Alegre no dia 13 de outubro.
França, que era surdo e tinha problemas de locomoção, estava em casa, quando teria se confundido na hora de fazer o fogo no fogão a lenha: ao invés de pegar a lata de óleo, pegou a de gasolina. Vizinhos e um sobrinho que estava na casa apagaram as chamas com extintores e panos. Uma ambulância do Samu foi acionada e encaminhou a vítima ao Hospital de Júlio de Castilhos.
Ele ficou internado no Hospital, que não tem atendimento especializado para queimados, até a quinta-feira, quando foi transferido para a Capital. Conforme o secretário de saúde do município, Claiton Rosa de Oliveira, foi tentado o contato com 20 hospitais de oito cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas nenhum tinha leitos disponíveis na época.