O Hospital Universitário de Santa Maria atenderá cerca de 50 pessoas durante um mutirão de cirurgia de câncer de pele e testes de surdez nesta quarta-feira (30). Serão feitas 10 cirurgias de câncer de pele, 20 testes de aparelhos auditivos e 18 exames de surdez.
As cirurgias de remoção de câncer de pele serão feitas em pessoas que já aguardavam na fila para a realização do procedimento. Quem foi diagnosticado no mutirão realizado no último sábado (26), agora faz parte da fila e deve aguardar os atendimentos.
A proposta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é de que os hospitais que participam do mutirão recebessem profissionais de outras unidades para auxiliar nas atividades. Conforme a administração do Husm, não foi preciso solicitar nenhum especialista.
Em 39 hospitais administrados pela empresa, serão cerca de 3 mil beneficiados. Em outras unidades, serão feitas cirurgias conforme a necessidade da região. A expectativa é reduzir em 30% a fila de espera de cirurgias pelo SUS.
Na área de Fonoaudiologia, serão feitos 20 testes de próteses auditivas e 18 exames para diagnóstico de surdez. As atividades também são voltadas para aqueles pacientes que já aguardam na fila. Cada procedimento deve durar cerca de 1h.
No teste de próteses, será feita a avaliação conforme o grau de surdez e tipo de perda. As 20 próteses serão entregues em 23 de dezembro. A demanda de testes de prótese e exames de audição irão suprir a demanda de dois meses, e reduzir a fila, que hoje é de 90 pessoas.