A implantação do Aeromóvel de Canoas está contando com os chassis e veículos produzidos por duas gigantes do setor automotivo de Caxias do Sul: a Randon e a Marcopolo. A fabricante de implementos rodoviários ficou responsável pelos chassis. A Marcopolo fará as carrocerias que vão transportar os passageiros no trajeto de 4,6 quilômetros entre os bairros Guajuviras e Mathias Velho.
A Randon já começou a entregar os chassis para a empresa Aeromóvel, que administra este meio de transporte em via elevada com propulsão pneumática, igual ao que já opera no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre. O primeiro lote de chassis foi entregue na última semana. As estruturas são produzidas na planta de Caxias do Sul e fabricadas com os mesmos processos de estruturas metálicas utilizados para os chassis dos implementos rodoviários e vagões ferroviários da Randon. Os produtos têm as vigas e peças cortadas no sistema de corte térmico (plasma e laser), permitindo flexibilidade de design e alta precisão.
A Marcopolo tem anuência desde o ano passado para fornecer as oito carrocerias do Aeromóvel, porém a produção ainda não iniciou, porque a empresa aguardava confirmações, inclusive sobre o repasse dos valores do contrato. De acordo com a fabricante de ônibus, está tudo "engatilhado" para dar início à fabricação.
Representantes do Comitê Gestor do Aeromóvel de Canoas e da empresa Aeromovel visitaram a Marcopolo nos últimos dias para inspecionar e autorizar o início do processo produtivo da montagem dos veículos. A previsão é que o primeiro veículo comece a ser produzido neste mês e os outros cinco, no decorrer de 2017. Cerca de 20 profissionais de engenharia estão envolvidos no projeto. O design do veículo foi desenvolvido pela equipe da Marcopolo. O modelo foi inspirado na carroceria Viale BRT.