Comitivas de empresários da Alemanha e governantes da Itália chegam ao Rio Grande do Sul a partir da próxima semana. Eles têm encontros com o governador José Ivo Sartori, secretários, e empresários gaúchos. As reuniões foram acertadas durante Missão do governo do Estado na Europa, no fim de outubro. O objetivo é estabelecer acordos de cooperação técnica entre entidades, além de rodadas de negociação com empresários gaúchos, para a atração de novos investimentos.
Na segunda-feira (7), chega ao Estado uma comitiva de 10 empresários da Alemanha, além da Secretária de Economia, Tráfego, e Agricultura do estado alemão da Renânia-Palatinado, Daniela Schimitt. Os empresários são das áreas química, reciclagem, equipamentos para indústrias, bebidas, e vinícolas.
No dia 15, chega o presidente do Vêneto, na Itália, Luca Zaia. Ele fica por três dias. O Rio Grande do Sul pretende fechar acordos para cooperação principalmente na área do vinho. O Vêneto é o maior produtor de vinhos e espumantes da Itália.
Segundo o Secretário Estadual da Agricultura, Ernani Polo, a ideia é aproveitar também a experiência deles em certificações de origem, para tentar tirar do papel o projeto de certificação do queijo produzido no Estado.
"Eles já possuem um estágio avançado no vinho e no queijo. O Vêneto já possui com o Paraná um termo de cooperação, e queremos construir um com o Rio Grande do Sul também."
No dia 16, chega uma comitiva do estado alemão da Saxônia. São 20 pessoas, entre governantes e empresários, que ficarão três dias no Rio Grande do Sul. As empresas são da área agrícola, energias renováveis, e genética.
As visitas foram anunciadas pelo governador José Ivo Sartori em evento no Palácio Piratini nesta quinta-feira (3). Ele relembrou que a colonização alemã e italiana no estado ajuda a aproximar os empresários europeus.
"Isso tudo já é resultado concreto da missão. Todos os imigrantes ajudaram a construir a história do Rio Grande do Sul. A valorização disso também faz parte da caminhada para o desenvolvimento econômico e atração de investimentos."