Dezenas de pneus foram deixados na beira-mar de balneário Pérola, em Arroio do Sal, na madrugada de quinta-feira. Conforme o funcionário público Jael Dinis de Morais, o material foi deixado na areia da praia por pessoas em um caminhão. Neste sábado, o pneus foram incendiados.
– Agora colocaram fogo, para ajudar ainda mais o meio ambiente – ironiza
Leia mais
Adolescente de 16 anos é executado a tiros em Porto Alegre
Criminosos explodem agência do Banrisul em Flores da Cunha
Dois homens são assassinados na Zona Sul de Porto Alegre
De acordo com o engenheiro químico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) Renato das Chagas e Silva, o recolhimento dos pneus é de obrigação da prefeitura.
– Vamos entrar em contato com o município na segunda-feira para informar sobre o pneus e pedir que sejam recolhidos – disse o engenheiro antes de saber da queima.
Ele salienta que os responsáveis pelo despejo irregular de resíduos podem responder por crime ambiental, mas explica que será difícil encontrá-los.
– É uma falta de educação largar pneus na praia. Certamente isso foi feito por quem não sabe como se desfazer do material, que tem valor no mercado de resíduos.
A reportagem tentou contato com a prefeitura de Arroio do Sal, mas até as 19h deste domingo não havia conseguido.
Na tarde deste domingo, a Brigada Militar (BM) do município afirmou que a prefeitura de Arroio do Sal ainda não retirou os resíduos do local, o que deve ocorrer nesta segunda-feira. Segundo a BM, até o momento, não foi registrada ocorrência sobre o fato.