A Empresa Vonpar Alimentos foi condenada pela Justiça a pagar multa de R$ 2,5 milhões por vender lotes de leite com formol. A decisão é do juiz Sílvio Tadeu de Ávila, da 16ª Vara Cível do Foro Central de Porto Alegre, a partir de ação coletiva do Ministério Público (MP).
O MP ingressou com o recurso após constatar alteração do leite da marca Mumu, em março de 2013. A estimativa é que 990 mil litros do produto foram distribuídos para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Em caso de descumprimento, a Vonpar deve pagar multa de R$ 50 mil para cada situação.
Durante o processo, a Vonpar informou que o leite UHT da Mumu deixou de ser produzido desde janeiro de 2014. Ressaltou que foi vítima da fraude do leite e que os lotes citados foram objetos de recall. A empresa afirmou ainda que, antes da descoberta da fraude, não havia exigência de outros procedimentos além daqueles que já eram adotados pela empresa.
Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que desconhece a decisão judicial e que não foi notificada. Assim, quando receber a notificação e saber detalhes da ação, irá se manifestar.