No terceiro dia da missão do governo do Estado na Europa, o governador José Ivo Sartori teve reuniões na cidade de Mainz, estado da Renânia-Palatinado. A cidade fica a 574 quilômetros de Berlim.
Mainz é um dos locais mais antigos da Alemanha, tem dois mil anos de história e é um importante centro econômico. A Renânia-Palatinado é considerado um forte estado alemão no comércio internacional.
Destaca-se a produção de vinho regional, tanto que Mainz é considerada, na Alemanha, a capital do vinho. E este foi um dos assuntos da primeira agenda do dia do governador.
Sartori se reuniu com a secretária da Economia, Agricultura, Transporte e Vitivinicultura, Daniela Schmitt. O Rio Grande do Sul é o maior produtor de uvas do Brasil - são 40 mil hectares e 15 mil produtores. O governador convidou empresários e representantes de entidades alemãs para que visitem o Estado:
"É o começo de uma boa caminhada. Temos uma boa organização no setor da uva e do vinho e podemos evoluir bastante. Já evoluímos muito", afirmou o governador.
A comitiva também visitou o Instituto de Microtécnica Fraunhofer, tentando fechar uma parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia do RS (Cientec). A Fraunhofer-Gesellschaft é a maior organização de pesquisa aplicada da Europa, com uma equipe de 24 mil pessoas em mais de 80 centros de pesquisa. O estado pretende reformular a Cientec:
“Precisamos dar esse passo de modificar a Cientec, para que assuma linha de frente para essa nova visão. Embora a promoção de convênios entre instituições gaúchas e institutos Fraunhofer seja desejável, queremos assumir o desafio de constituir uma Fraunhofer local", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco.
Na Alemanha, o governador ainda terá compromissos na cidade de Karlsruhe, onde busca parcerias para investimentos. Depois, a comitiva segue para França e Itália, onde tem agenda com empresas e governantes.
Em Paris, estão previstos encontros com associações de pequenos e médios produtores rurais, onde serão apresentadas experiências nas certificações de propriedades. Haverá também reunião com a direção mundial do grupo Lactalis, onde devem ser anunciados investimentos no Estado.
Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini
Encontro Econômico
Hoje também foi o último dia do Encontro Econômico Brasil Alemanha, na cidade de Weimar. O governador participou das atividades no primeiro dia e, neste segundo dia, recebeu a notícia de que empresários gaúchos redobrarão esforço e contatos para atrair investimentos para o Rio Grande do Sul.
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Heitor Müller, discursou no encerramento do evento, convidando todos a participarem do Encontro de 2017, que pela primeira vez será no Rio Grande Sul. A Fiergs pretende listar todos os potenciais investidores, e fazer um trabalho intenso para que eles apostem no Estado:
“Nós vamos selecionar algumas atividades que nós não temos no Rio Grande do Sul para a gente atrair aqui da Alemanha, e aqui o estado da Turíngia vai nos fornecer as empresas que têm interesse de nos conhecer mais. Nós já nos oferecemos para as pessoas irem lá e fazerem visitas antes do Encontro Econômico Brasil Alemanha do ano que vem”, ressaltou o presidente.