A prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, decretou nesta terça-feira situação de emergência por causa dos estragos causados pelos temporal. A medida deve garantir recursos complementares do governo do Estado para arcar com despesas de socorro e reparos. Pelo menos 20 árvores foram derrubadas pelos ventos de 90 km/h, rompendo fios elétricos, destelhando casas e danificando estruturas públicas.
Boa parte da cidade ficou sem luz no domingo depois que o telhado de um galpão foi arremessado pelo vento e atingiu cabos de alta tensão. A falta de energia prejudicou o fornecimento de água. A luz foi restabelecida em boa parte da cidade ainda na segunda-feira, mas na terça alguns bairros estavam no escuro.
Temporais atingem mais de 100 mil catarinenses
Governador diz que usará fundo estadual para ajudar famílias atingidas
– Trabalhamos direto desde domingo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário. Nas áreas em que não foi reestabelecido principalmente a água potável, que as pessoas racionem o máximo possível e considere sempre a rede energizada – disse o coordenador da Defesa Civil municipal, Maurício Pires.
O hospital São Camilo também foi danificado, com destelhamento e janelas quebradas, mas o atendimento continua normal. Algumas escolas tiveram as aulas suspensas até que se retome o abastecimento de água e se realizem os reparos necessários.
– As equipes da prefeitura estão trabalhando prioritariamente nas escolas, creches, retirada de árvores e desbloqueio de ruas para que a cidade volte a funcionar normalmente, agora já com água e eletricidade de volta. É importante que a cidade esteja unida para enfrentar essa adversidade – disse o prefeito de Imbituba, Jaison Cardoso.