O Natal Luz de Gramado, que abre às 19h desta sexta-feira (28) no pavilhão da Expogramado, projeta uma redução de 10% no público de espetáculos pagos em relação à última edição. Empresa que organiza o evento, a Gramadotur estima venda de 270 mil ingressos até 15 de janeiro. Na última edição, foram 302 mil.
O presidente da Gramadotur, João Pedro Till, justifica que a redução é um reflexo da crise econômica que afeta o orçamento das famílias. Apesar disso, cerca de 130 mil ingressos foram vendidos até agora para os três espetáculos pagos que terão novidades.
A principal é no Grande Desfile de Natal que passa a ser encenado dentro da Expogramado. Nos últimos três anos, a apresentação ocorria em área semiaberta no complexo de eventos. A mudança permitiu ampliação de cerca de 500 lugares - são quase 5 mil no total. Além do aumento na capacidade, Till diz que haverá mais conforto e maior acessibilidade ao público. Os outros dois espetáculo são o Eu Sou Maria, que mudou de horário e será encenado às 21h no Lago Joaquina Rita Bier, e o Natal Pelo Mundo, que ampliou a capacidade de 1.500 para 2.500 pessoas também na Expogramado.
No total, a projeção é que 2,3 milhões de pessoas participem do Natal Luz que inclui apresentações gratuitas na Rua Coberta, o tradicional show de acendimento das luzes, a Parada de Natal, a Vila de Natal, entre outros. Nesta edição, a decoração nas ruas e praças será instalada de forma progressiva a cada semana até o dia 29 de novembro. Os motivos incluem a preservação dos ornamentos nos dias mais próximos do Natal e a necessidade de cortar gastos.
Neste ano, o Natal Luz teve uma redução orçamentária de quase 30% por causa da dificuldade em captar recursos junto às empresas em função da crise. De R$ 35 milhões no ano passado, passou para R$ 24 milhões nesta edição. Para economizar, o acervo foi reaproveitado, contratos foram revisados e licitações foram refeitas.
A programação pode ser conferida no site do evento.