Um forte temporal atingiu municípios do interior do Rio Grande do Sul no início da tarde desta quarta-feira. Há registro de chuva forte e queda de granizo em Santa Rosa, Santa Maria, Tuparendi e Porto Lucena. Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento, as únicas cidades que informaram estragos causados pelo temporal foram Tuparendi e Crissiumal, na Região Noroeste, onde a queda de granizo danificou lavouras e a força do vento destelhou algumas residências.
Frederico Westphalen, no norte do Estado, também informou que o vento forte destelhou algumas casas e ocasionou a queda de postes de energia elétrica e de algumas árvores.
Leia mais:
Manhã de quinta-feira deverá ser de chuva forte no Rio Grande do Sul
Veja as escolas do Rio Grande do Sul com melhores posições no Enem
De acordo com informações da Somar Meteorologia, os maiores acumulados de chuva foram registrados em Frederico Westphalen (57mm), Santa Maria (55mm), Vacaria (24mm) e Quaraí (20mm). Em Santa Rosa e Porto Lucena, foram registrados cerca de 15mm. Ainda há previsão de granizo entre a noite desta quarta e a manhã de quinta-feira para a região norte do Estado.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santa Rosa, Hélio Dipp, a área rural do município foi o local mais atingida pelas pedras de gelo. Dipp afirmou que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação sobre estragos.
– A chuva de granizo foi rápida aqui na cidade. Durou no máximo 10 minutos. Estamos em estado de alerta para auxiliar possíveis transtornos, mas ainda não recebemos notificações sobre estragos – disse Dipp.
Os municípios mais atingidos pelos ventos, segundo a Somar Meteorologia, foram Canguçu (58.3 km/h) Santiago (56.9 km/h), São Vicente do Sul (56.5), São Luiz Gonzaga (53.3 km/h), Porto Alegre (53.3 km/h) e Frederico Westphalen (52.9 km/h).
Segundo a Rio Grande Energia (RGE), responsável pelo fornecimento de energia para 1,4 milhão de estabelecimentos da região norte-nordeste do Estado, 20 mil clientes estão sem luz elétrica. Os municípios de Crissiumal, Três Passos, Erval Seco, Frederico Westphalen, Planalto, Rio dos Índios e Erval Grande são as cidades que sofrem com a falta de luz.
A assessoria de comunicação da RGE informou que aumentou o número de equipes nas ruas para tentar restabelecer o serviço, mas não há previsão para resolver o problema.
Alerta até quinta-feira
A Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) emitiu um comunicado alertando para a possibilidade de temporais isolados no Estado entre a quarta e quinta-feira. O órgão alerta para a possibilidade da passagem de um vórtice ciclônico (sistema de giro na parte mais alta da atmosfera) de altos níveis pelo Estado. Esse fenômeno costuma gerar nuvens pesadas de chuva e é altamente perigoso para alagamentos e inundações devido ao alto volume de precipitação.
A previsão da Defesa Civil estadual é de 60mm a 80mm de chuva. As regiões onde existe maior risco de temporais são: Oeste, Campanha, Centro, Centro Leste, Leste, Nordeste e também parte do Noroeste, Norte e Litoral Norte do Estado. As bacias com maior risco de alterações devido ao alto volume de chuva são as de: Tramandaí, Mampituba, Alto Taquari Antas e Apuaê-Inhandava.
Na quinta-feira, o fenômeno deve deixar o Estado e atingirá a Serra Geral e Santa Catarina, o que deve causar chuva forte na parte mais alta da Serra e na região de Torres, no Litoral Norte, e arredores.
*Zero Hora