O número de clientes que estão sem energia elétrica no Rio Grande do Sul caiu para 5.640 mil na tarde desta quinta-feira (20). Na região da RGE, 3 mil pontos estão sem luz. Segundo a companhia, o serviço deve ser restabelecido até o final do dia. Já na área de concessão da AES Sul são 2.640 estão sem energia elétrica, pois estão em áreas inundadas. A empresa depende que a água baixe para religar a energia.
Segundo levantamento da Defesa Civil, ainda há pessoas fora de suas casas em ao menos de 18 municípios. As cidades em que o número de famílias desalojadas e desabrigadas é maior são: Pantano Grande, na Região dos Vales do Rio Pardo, Cachoeira do Sul, na Região Central, São Sebastião do Caí, no Vale do Caí, Lajeado e Estrela, na Região do Vale do Taquari, e Alegrete, na Fronteira Oeste.A expectativa é de que as famílias comecem a retornar para suas casas com a melhora do tempo.
Os Vales do Rio Pardo e Taquari, Região Metropolitana e Central do Estado enfrentam os maiores problemas, em consequência dos elevados volume de chuva acumulado nas bacias hidrográficas destas regiões e seguem sendo monitorados pela Defesa Civil. Conforme previsão da Sala de Situação, a instabilidade deve se afastar do Rio Grande do Sul ao longo do dia desta quinta-feira (20), mas existe possibilidade de chuvas e trovoadas na faixa Norte gaúcha.